História da Biblioteca do IAU

A concepção do acervo documental da Biblioteca do IAU deve-se ao Centro de Documentação (Cedoc) – IAU que foi criado conjuntamente com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (SAP-EESC), para preservar, organizar, armazenar e zelar incialmente pela memória do departamento. Com o passar do tempo adquiriu, através de doações, mais de sete mil itens na área de Arquitetura e Humanas como: livros, periódicos, teses e dissertações, trabalhos de conclusão de cursos, projetos de arquitetura, slides e documentos históricos institucional. Outro importante acervo incorporado ao Cedoc foi por meio da doação realizada pela família do Arquiteto Jorge Caron, constituindo-se em 54 caixas-arquivos contendo materiais originais, tais como heliográficas, memoriais, diapositivos, negativos, fotografias e cartazes, além de roteiros de filmes, entre outros documentos relacionados a sua produção artística e intelectual.

Em 2010, com a criação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, houve o anseio da concepção de uma biblioteca do Instituto voltada a área de Humanas e integrada ao SIBi, que tornasse possível o acesso e a divulgação dos materiais adquiridos pelo Cedoc aos usuários USP, assim como a Produção Intelectual dos docentes e funcionários do novo instituto, além de possibilitar o continuo desenvolvimento do acervo e a ampliação de um espaço de estudos de apoio aos alunos de Arquitetura.

Em reunião realizada em 15 de setembro de 2015, a incorporação da Biblioteca do Instituto de Arquitetura e Urbanismo ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) foi aprovada pelo Conselho Supervisor deste. Possibilitando assim a criação de uma biblioteca voltada à área de Humanas no Campus USP de São Carlos.