Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

sobre o IAU

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 14 de dezembro de 2010 por decisão unânime do Conselho Universitário. Isso representou um importante reconhecimento e, sobretudo, uma grande responsabilidade.

O reconhecimento diz respeito à trajetória do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que foi parte integrante da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) por mais de quatro décadas. A contribuição de um grande número de docentes e servidores, alguns deles não mais entre nós, é parte integrante dessa trajetória.

Em 2004, o relatório da Comissão Externa de Avaliação Departamental apresentou avaliação cuidadosa dos esforços e realizações no ensino, de graduação e pós, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A conclusão final do relatório foi de que "a aspiração de criação de um Instituto de Arquitetura e Urbanismo por parte dos docentes, dos alunos de graduação e dos de pós-graduação é legítima e vem em hora correta".

Essa aspiração do corpo acadêmico do Departamento expressava uma demanda antiga do campus e da cidade que, já em 1964, via aprovada pela Assembléia Legislativa o projeto de lei que criava a Faculdade de Arquitetura de São Carlos.

A responsabilidade decorre, sobretudo, do desafio de se manter e aprimorar os níveis de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão em Arquitetura e Urbanismo e, em paralelo, cumprir a missão que nos foi conferida pelo Conselho Universitário: ampliar a atuação da USP em São Carlos na área de Ciências Humanas e Sociais.

As demandas da região, do estado e do país em relação à formação de recursos humanos altamente qualificados para a gestão e produção de ambientes urbanos sustentáveis em termos sociais, econômicos e ambientais constituem um desafio urgente a que a sociedade brasileira não pode mais se furtar, sob pena de comprometer suas perspectivas de desenvolvimento.