bolsas e auxílios

Bolsa Mérito Acadêmico - Reitoria

O Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação, criado neste ano, oferece mais de 1.000 bolsas de estudos para alunos de graduação terem a oportunidade de estudar no exterior. O projeto é inédito entre as universidades brasileiras e as bolsas estão distribuídas em duas modalidades: Bolsa Mérito Acadêmico e Bolsas de Empreendedorismo.

Cada bolsa terá a duração de até seis meses e contemplará até seis mensalidades, um adicional a título de despesas de instalação e despesas pessoais (equivalente ao valor de uma mensalidade), seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta e, excepcionalmente, taxas acadêmicas em valores a serem definidos conforme o caso. No caso dos que buscam dupla diplomação, a duração da bolsa poderá se estender até 18 meses.

Bolsa Empreendedorismo - Reitoria

A Agência USP de Inovação e a Pró-Reitoria de Pesquisa estão disponibilizando 100 bolsas para estágios em que os estudantes de graduação da USP serão expostos a estudos e treinamentos no exterior sob supervisão, visando ao estímulo ao desenvolvimento da inovação tecnológica e ao empreendedorismo.

As bolsas estão distribuídas em dois grupos:

Grupo I – Estágio em Instituição de Ensino ou Pesquisa no Exterior, onde o aluno participará das atividades de inovação sediada em laboratórios, projetos de interação universidade-empresa ou atividades de gerenciamento da inovação produzida na instituição.

Grupo II – Estágio em Empresas de Pequeno e Médio Porte no Exterior, onde o aluno participará de atividades de inovação sediadas nas empresas ligadas a centros tecnológicos, parques tecnológicos e empresas incubadas nascentes.

O contato com o local desejado deve ser efetuado pelo candidato.

Os candidatos serão selecionados por comissão ad hoc indicada pela Agência USP de Inovação e Pró-Reitoria de Pesquisa.

Santander Universidades

O Santander Universidades tem como principal linha de ação apoiar iniciativas voltadas à educação superior. Criado em 1996, é um programa de colaboração com as universidades que firma uma aliança única no mundo entre comunidade acadêmica e empresa. Destaca-se pelo apoio de projetos universitários e por seus programas de bolsas, fomentando o intercâmbio cultural, a ciência, a inovação e o empreendedorismo.

A seleção é realizada pela unidade, enviada à Pró-Reitoria de Graduação, que homologa as inscrições dos alunos contemplados.

Programa Santander de Mobilidade Internacional.

A Pró Reitoria de Pós-Graduação anunciou a abertura do Edital referente ao Programa de Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional, Edital PRPG 2014.

Serão concedidas 55 (cinquenta e cinco) bolsas para alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de São Paulo destinados para estágios/intercâmbio em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras, visando aprimorar/complementar o plano de trabalho para a dissertação.

Maiores informações no link: http://www.prpg.usp.br/wp-content/uploads/Edital-Santander-PRPG-2014.pdf