Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

pesquisa - excelência e interdisciplinaridade

As atividades de pesquisa sempre foram concebidas de forma entrelaçada às práticas docentes e discentes na Graduação e na Pós-Graduação. Mais da metade dos alunos de graduação participam das atividades de pesquisa dos docentes, em Grupos de Pesquisa ou Laboratórios, por meio de projetos financiados e geralmente de grande envergadura. Hoje são 11 Grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Mestrandos e Doutorandos desenvolvem suas pesquisas específicas e atuam nos projetos dos orientadores, resultando em intensa produção de artigos e comunicações em congressos realizados dentro e fora do país. As teses e dissertações, frequentemente publicadas, têm sido reconhecidas em premiações nacionais relevantes. Também tem sido significativa a organização de eventos científicos de grande projeção.

Com a implantação do IAU, pretende-se estimular a internacionalização das atividades de pesquisa, ampliar e fortalecer a participação em redes de cooperação institucional e intensificar a promoção de eventos nacionais e internacionais.

A perspectiva de criação de novos cursos na área de Ciências Humanas e Sociais permitirá aprofundar os esforços de interdisciplinaridade, inerentes à pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.

cp | comissão de pesquisa