Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

revista risco

página web

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - IAUUSP, mantém uma revista de pesquisa como contribuição ao esforço de consolidação, no Brasil, de um campo acadêmico de discussões em teoria, história e crítica da arquitetura e do urbanismo. A proposta reúne esforços e visa articular o trabalho de professores e pesquisadores deste Curso em um momento específico de sua existência acadêmica. A preeminência adquirida ao longo dos anos pelo curso de pós-graduação, o grau de intervenção de seu corpo docente e discente nos campos de pesquisa afins, nas associações nacionais, congressos e exposições, a intensidade e qualidade de sua produção científica justificam o investimento atual na criação de um espaço editorial próprio.

A revista proposta está inserida em um conjunto de iniciativas que ao longo do século XX, cada uma a sua maneira, vêm reconhecendo e delimitando um público interessado nos assuntos da arquitetura e do urbanismo, ainda que freqüentemente repartido em categorias de leitores de revistas bem específicas: a de estudantes; a de escolas; a de profissionais do projeto ou do plano; as técnico-construtivas; a de consumidores; a de informação; a de ação cultural; a de vanguarda, etc.

A risco difere das famílias anteriores de periódicos pelo eixo editorial que adota. Não se trata de reeditar mais um periódico de iconografia, de manifesto ou ideologia arquitetônica, de planificação ou planejamento urbano, de projeto ou de construção civil, nem de multiplicar os modos de articulação da arquitetura com a decoração, a engenharia e a construção, o jardim ou a paisagem, as artes plásticas e as questões nacionais, a cultura popular ou as tendências contemporâneas. Ainda que se beneficie da história dessas experiências editoriais e incorpore criticamente muito de suas temáticas, propomos intervir no espaço até hoje apenas extemporaneamente reservado à teoria, à história e à crítica de arquitetura e urbanismo.

Tangencia, portanto, algumas das preocupações levantadas por uma geração mais recente de revistas ligadas a instituições de ensino e pesquisa que em sua irregularidade e dificuldades de existência revelam o mal estar de um campo de conhecimentos que só parece firmar-se no país nos contínuos curto-circuitos que acompanham a sua história cultural.

Trata-se de uma revista dedicada à ampliação do debate teórico, histórico e crítico em arquitetura e urbanismo. A sua especialização, contudo, contempla e reconhece validade ao trabalho interdisciplinar - junto à história, à engenharia, às ciências sociais, às artes, à filosofia e à literatura - na renovação do olhar e das práticas da pesquisa.

Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo- IAUUSP, tem como um de seus compromissos fundadores o incentivo ao aprimoramento do trabalho investigativo realizado neste Departamento, através da divulgação e socialização dos resultados de pesquisas produzidas por seu corpo docente, pesquisadores associados e alunos de pós-graduação.

O estreitamento das comunicações e diálogos entre as pesquisas realizadas neste Instituto e as desenvolvidas em outros centros é outro objetivo da revista, ao reservar amplo espaço à contribuições externas - nacionais e internacionais - que claramente se vinculem aos temas e problemáticas, linhas e tendências de pesquisa relevantes.

página web