grupo de pesquisa em
habitação e sustentabilidade

Seminário Internacional HABIS 30 anos

habis-30-anos_web.jpg

Nos dias 07 e 08 de agosto de 2023 acontecerá, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida, o Seminário Internacional HABIS 30 ANOS: Trajetória de ensino, pesquisa, extensão e atuação nos territórios rurais e na área tecnológica da arquitetura e construção

Em março de 2023, o Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (HABIS) – o primeiro grupo de pesquisa a ser criado no IAU/USP – completou 30 anos. Fundado pela Profa. Akemi Ino (IAU/USP) e pelo Prof. Ioshiaqui Shimbo (UFSCar), seus primeiros trabalhos estiveram relacionados aos estudos sobre a cadeia produtiva da madeira, bem como à introdução da madeira na formação de arquitetos e urbanistas e à concepção de tecnologias construtivas em madeira, aplicadas em edifícios habitacionais e institucionais.

A partir do início dos anos 2000, quando o debate sobre a sustentabilidade passou a integrar suas linhas temáticas, outras questões também foram ganhando espaço no conjunto de projetos e pesquisas que seria coordenado pelo HABIS, como: a produção habitacional em assentamentos rurais; o exercício da assessoria técnica articulado às atividades de ensino, pesquisa e extensão; a formação complementar de estudantes, pesquisadores e trabalhadores da arquitetura e construção, por meio de disciplinas e modalidades de Canteiro Escola; o estudo sobre os materiais construtivos ditos “não convencionais”, associado ao desenvolvimento de tecnologias construtivas em madeira, terra crua e bambu; as formas de organização do trabalho nos canteiros de obras (autogeridos e empresariais); os arranjos produtivos promovidos no âmbito de programas habitacionais; a organização de empreendimentos coletivos autogestionários; e, por fim, a produção teórico-científica sobre os conceitos de habitat camponês e tecnologias construtivas de baixo carbono.

Buscando reunir as pessoas que fizeram e fazem parte da história do Grupo HABIS, além de demais interessados, este Seminário Internacional pretende colocar em debate esses e outros assuntos, destacando seus impactos e suas relevâncias nos aspectos científico, técnico e político da arquitetura, do urbanismo e da construção. O evento também tem o objetivo de ressaltar e discutir as contribuições do Grupo HABIS, ao longo destas três décadas, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do IAU/USP, considerando as possibilidades e os desafios para sua continuidade, tanto no presente quanto no futuro.

cartaz com a programação do evento

Inscrições gratuitas pelo link:

viewform

Haverá transmissão online pelo canal do IAU/USP, no YouTube!

Esperamos vocês!

III colóquio habitat e cidadania

Maio de 2015

Maiores informações em: habitatcidadania.wix.com/habis

Mostra Habis 21

Comemorando seus 21 anos (1992-2013), o grupo Habis realizou a Mostra Habis 21, uma exposição itinerante que pretendeu apresentar aos visitantes oito projetos de arquitetura em madeira, resultados de pesquisa do grupo, e seus respectivos modelos reduzidos.

Os modelos reduzidos são resultados do Curso de Extensão Modelo reduzido como instrumento para concepção, registro e divulgação da cultura construtiva em madeira realizado no IAU.

mostra itinerante Habis21

Oficina de taipa japonesa

Julho e agosto de 2013

A terceira edição do Canteiro Escola apresentarou a Taipa Japonesa, ou Tsutikabe [土壁]. Esta modalidade de taipa de mão faz parte da tradição construtiva japonesa e é reconhecida por sua qualidade, durabilidade e beleza.

O curso contou com a presença de dois mestres japoneses – os professores Kinzo Nakao e Shinya Yamada, ambos do Tajima Technical Institute – e foi voltado a estudantes de arquitetura, pesquisadores e público geral. O evento teve como objetivo difundir saberes milenares da cultura construtiva oriental e abordar técnicas alinhadas com questões atuais de sustentabilidade.

Mais informações aqui.

Taipa japonesa

2024  habis | grupo de pesquisa em habitação e sustentabilidade
endereço: usp campus 1 - são carlos, sp brasil . avenida trabalhador são-carlense, 400, centro . cep: 13566-590