NÚCLEO DE PESQUISA EM ESTUDOS DE LINGUAGEM EM ARQUITETURA E CIDADE

sobre o núcleo

O Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) tem sua proposta motivada pelo crescente interesse acerca da RELAÇÃO ENTRE OS MEIOS DE REPRESENTAÇÃO E AS METODOLOGIAS DE PROJETO EM ARQUITETURA E URBANISMO

A contribuição desse núcleo vem atender a necessidade de um olhar mais atento aos impactos sobre 

OS PROCESSOS COGNITIVOS, próprios ao ato perceptivo e ao ato de projetar, decorrentes da consolidação dos infomeios, superando a ênfase na análise dos produtos desse cenário. 

Pretende-se estudar as lógicas operativas onde ocorre a aproximação entre o ato de representação e o sujeito que produz esse ato, onde O OLHAR PERCEPTIVO PASSA A SER CONSTRUÍDO NA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM

A atualização desses meios no ambiente de produção digital, por meio dos dispositivos de CAPTURA DE MOVIMENTO, se configura como subsídio para a redefinição da consensual DIALÉTICA ENTRE OS MEIOS ANALÓGICOS E DIGITAIS

Tal redefinição amplia o alcance da pesquisa ao possibilitar A INCORPORAÇÃO DOS MAIS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO ATO DE PROJETAR POR MEIO DA LÓGICA DA COLAGEM, própria ao CARÁTER HÍBRIDO das mensagens construídas nos meios eletrônicos. Fotografia, vídeo, e literatura, entre outros, passam também a serem focos das pesquisas. 

Percebe-se que o ensino da expressão gráfica nas escolas de arquitetura vem sendo caracterizado como uma disciplina utilitária e instrumental. O DESCOMPASSO ENTRE TAL PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PRESENTE CENÁRIO EXCLUEM DO ATO DE PROJETAR AS POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS próprias ao estranhamento das idéias por meio das precariedades figurativas caracteríticas dos outros meios que não as simulações digitais. 

As estratégias de recuperação da experiência com os meios de representação no ensino da Arquitetura como uma atividade operativa de alto teor reflexivo se configura como uma das hipóteses a serem trabalhadas pelos pesquisadores. 

 

PESQUISAS DO NÚCLEO PELO IAU.USP

EIXO: ARTE, CULTURA E CIDADE

O grupo desenvolve pesquisas de temas relacionados à Linguagem e Representação dando ênfase aos processos cognitivos presentes tanto na percepção da cidade e da arquitetura, quanto nos processos projetuais. Procura-se caracterizar as diferentes perspectivas teóricas e práticas existentes na relação dos meios de representação com o ensino de Arquitetura e Urbanismo, atentos às relações processuais e metodológicas existentes entre elas. As atividades de extensão, desenvolvidas pelo grupo, constituem o campo de aplicação das pesquisas objetivando o questionamento dos limites e funcoes das hipóteses adotadas. Dessa maneira, objetiva-se destacar os vínculos entre os meios de representação, artísticos ou não, e a consciência crítica e propositiva de espacialidade, seja urbana ou arquitetônica.

LINHAS DE PESQUISA

COORDENADOR: JOUBERT JOSÉ LANCHA

O espaço construído tem uma própria materialidade e formalidade, mas ao mesmo tempo é um objeto cifrado e substancialmente hermético. Uma análise crítica desse objeto pode adotar mecanismos de investigação que permitam romper esse hermetismo. Procura-se estabelecer um campo de análise experimental da forma considerando a obra e os desenhos parte fundamental desta disciplina e retirando deles os principais argumentos, uma vez que estes permanecem sempre mais complexos que as afirmações teóricas.

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COORDENADOR: GIVALDO LUIZ MEDEIROS

Mapear e analisar as potenciais interlocuções que a produção do segundo pós-guerra das disciplinas afeitas ao espaço e à sua representação apresentam na problematização da paisagem e na assunção de correspondentes atributos formais e materiais, tendo por objetivo circunscrever obras e textos emblemáticos do contingenciamento das formas ante a cidade e a natureza.

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COORDENADOR: SIMONE HELENA TANOUE VIZIOLI (2o líder)

Esta linha de pesquisa objetiva discutir o papel dos suportes tradicionais e dos infomeios no processo projetivo e na formação do pensamento arquitetônico. Pretende-se adotar a experimentação como campo possível para flagrar fatos que contribuam para tal debate. Um campo de investigação onde as diversas lógicas de pensamento se contagiam e possibilitam um desdobramento em novos processos cognitivos. Um processo de resignificação do ato de desenhar na constituição da própria educação do olhar.

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COORDENADOR: PAULO CÉSAR CASTRAL (1o líder)

Objetiva-se discutir a questão da percepção das diferentes espacialidades com enfoque na desnaturalização de procedimentos que condicionam um olhar ligeiro e na abordagem de estratégias que propiciam condições de atenção. A intenção dessa pesquisa é a sensibilização do olhar às tensões fundamentais na caracterização das particularidades das situações ambientais, sejam arquitetônicas ou urbanas. Pretende-se delimitar uma condição possível para questionar estruturas pré-concebidas de percepção.

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EXTENSÃO E CULTURA

O N.ELAC trabalha com temas relacionados à REPRESENTAÇÃO E LINGUAGEM como espaço próprio para o desenvolvimento dos processos cognitivos e da CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO presentes na percepção da cidade e da arquitetura. Buscando respeitar a cultura local e as mudanças intrínsecas a ela, verificou-se a possibilidade e relevância em unir os procedimentos do N.ELAC às questões próprias da comunidade da região onde o campus está inserido. Este projeto associa duas ideias principais: a EDUCAÇÃO PATRIMONIAL e a potencialidade dos jogos interativos e educativos como elemento operativo dessa ação. Trata-se de um PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS OPERAÇÕES PRÓPRIAS AOS MEIOS DE REPRESENTAÇÃO que propicia a valorização da herança cultural e a formação de uma consciência histórica gerando a produção de novos conhecimentos, no que caracteriza-se como um processo contínuo de “criação cultural”. Cabe destacar que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)(1988) trazem maneiras de se trabalhar a transversalidade e a interdisciplinaridade nos currículos escolares, e que a temática da Educação Patrimonial está prevista para o ensino de História. Objetiva-se em tais ações estabelecer as bases para uma discussão ampliada do tema, propiciando a continuidade das atividades previstas nos PCNs. 

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CONTATO

n.elac@iau.usp.br

Universidade de São Paulo – USP | São Carlos- Campus 1
Av. Trabalhador São-Carlense, 400
Centro. Cep 13566 590. São Carlos. SP. Brasil

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