Comissão de Pesquisa

Instituto de Arquitetura e Urbanismo

O Grupo de Pesquisa YBY tem como principais linhas de investigação os estudos fundiários urbanos, as políticas urbanas e a produção do espaço e da paisagem e reúne atualmente pesquisadores e alunos do IAU-USP, UFSCAR, FEC-UNICAMP e PUC-Curitiba.

  • Estudos Fundiários Urbanos

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a questão fundiária urbana, no tocante à função social da propriedade e da cidade, tendo como reflexão os conflitos e mediação entre atores sociais, o desenho institucional das políticas urbanas, bem como as normas constitucionais e os instrumentos urbanísticos e jurídicos processuais.

  • Políticas Urbanas e Habitação Social

Esta linha de pesquisa tem como foco os estudos sobre políticas urbanas, sejam elas de habitação de interesse social ou de desenvolvimento urbano e regional, como políticas de mobilidade e saneamento ambiental. São estimulados estudos sobre políticas e planos habitacionais e suas articulações entre as instâncias comunitária, intermunicipal, metropolitana, estadual e nacional em favor do desenvolvimento de cidade mais justas e da consolidação da cidadania. As experiências contemporâneas sobre as políticas urbanas na América Latina compõem o interesse desta linha.

  • Produção do Espaço e da Paisagem

Esta linha de pesquisa aborda estudos sobre a relação entre a produção do espaço, a forma urbana e a paisagem. A relação que se estabelece entre essas chaves de investigação tem na Política Urbana uma perspectiva de gerar potenciais cenários e fortalecer existentes.

 

Coordenadores

Tomás Antonio Moreira

Luciana B.M. Schenk

 

página web

diretório do grupo de pesquisa no CNPq