Pular para o conteúdo

Conferencistas

 Ludovic Halbert
Formado em Geografia Econômica e Planejamento Urbano, atualmente é pesquisador do Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés (LATTS-CNRS), da Université Paris-Est. Seu trabalho está centrado nas dinâmicas urbanas e como elas são afetadas pela transformação dos sistemas produtivos (globalização, financeirização), pela mudança dos circuitos financeiros envolvidos na produção urbana e pela evolução das políticas de desenvolvimento urbano (planejamento, desenvolvimento econômico).

Interesses de pesquisa: depois de ter analisado os padrões de localização intra e interurbano das empresas no contexto das economias globais, atualmente ele se dedica a um novo ciclo de pesquisa questionando criticamente como vários circuitos financeiros interagem com a produção dos sistemas urbanos em diferentes contextos nacionais. Tais trabalhos incluem um estudo sobre a financeirização do setor imobiliário e infraestrutura e a maior importância dos mercados de capitais na construção e na propriedade de "ativos" urbanos. Halbert também desenvolve pesquisas sobre sistemas de financiamento da habitação social e sobre a provisão de propriedades residenciais para aluguel na França como outros tipos de circuitos financeiros. (fonte: https://latts.fr/chercheur/ludovic-halbert/)

Conferência 1: Para além de mais um caso de financeirização da produção urbana: infraestruturas financeiras, urbanismo comparativo e acumulação baseada em renda
15 de maio (9h15 - 10h00), Ludovic Halbert (Universidade Paris-Est – França)

 

Fabrice Bardet 
Doutor em Ciência Política, atualmente Fabrice Bardet é professor e pesquisador da Université de Lyon e da École nationale des travaux publics de l’Etat. Recentemente, se dedicou à história do que ele denomina como uma "contra-revolução contábil": após o advento, na década de 1970, do que os historiadores chamaram de "revolução probabilística", novas ferramentas contábeis de governo gradualmente se impuseram, dando origem a uma profunda recomposição das práticas governamentais. Seu trabalho tem se orientado nas áreas de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento territorial: economia, transporte, habitação social, construção sustentável. (fonte: http://www.entpe.fr/internet/contenu/departements/ville_environnement/laboratoire_rives/equipe/fabrice_bardet)

Conferência 2: A sociologia da quantificação pode oferecer novas perspectivas sobre financeirização das cidades? Uma primeira pesquisa de campo sobre os incorporadores imobiliários da metrópole de Lyon
16 de maio (9h00 - 9h45), Fabrice Bardet (Universidade de Lyon – França)

 

Manuel B. Aalbers 
Coordenador do projeto de pesquisa Real Estate / Financial Complex. É formado como geógrafo, sociólogo e planejador urbano e atualmente é professor associado de Geografia Econômica e Social da KU Leuven / Universidade de Leuven (Bélgica). Anteriormente, ocupou cargos na Universidade de Amsterdã e Columbia University (Nova York) e foi pesquisador convidado da Universidade de Nova York, da Universidade da Cidade de Nova York, da Universidade de Milão-Bicocca e da Universidade de Urbino (Itália).

Seu principal interesse na pesquisa está na intersecção entre o setor imobiliário (incluindo habitação), finanças e estados. Aalbers tem trabalhos publicados sobre exclusão social e financeira, mudança de vizinhanças (incluindo declínio e gentrificação), a privatização da habitação social e a hegemonia anglófona na academia. Ele é o autor de "Place, Exclusion and Mortgage Markets" (Wiley-Blackwell, 2011) e The Financialization of Housing (Routledge, 2016), bem como o editor de Subprime Cities: The Political Economy of Mortgage Markets (Wiley-Blackwell, 2012). Também é editor associado da Enciclopédia de Estudos Urbanos (Sage, 2010) e do periódico geográfico TESG. E está no conselho das revistas Urban Studies, Transactions of the Institute of British Geographers, Belgeo and Geografie. (fonte: https://ees.kuleuven.be/geography/staff/index.html?sap=87619)

Conferência 3: Governando o desenvolvimento urbano nos Países Baixos: do gerencialismo ao empreendedorismo e financeirização
16 de maio (17h00 - 18h00), Manuel Aalbers (Universidade de Leuven – Bélgica)