Visita Técnica

Locais visitados: Fazenda Pinhal, Fazenda Santa Maria e Estação Ferroviária do Monjolinho.

Data e horário: visita técnica no dia 22 de outubro de 2010, das 7h30 às 12h30, em seguida almoço de confraternização das 12h30 às 14h.

Atividade cultural programada dentro do Segundo Seminário de Patrimônio Agroindustrial sem custos para os participantes do evento, constando de visitas guiadas às fazendas históricas do município de São Carlos, incluindo lanche oferecido pela Fazenda Santa Maria do Monjolinho e almoço de confraternização oferecido pela Fazenda Pinhal.


Fazenda Pinhal

A Fazenda Pinhal é considerada a mais antiga ainda existente em São Carlos, sendo seu casarão iniciado por volta de 1830, e concluído no início do século XX. Possui diversas técnicas construtivas, entre as quais, a taipa de pilão, a taipa de mão e a alvenaria de tijolos.

É considerada pelos historiadores como a célula-mater de São Carlos, pois foi de parte de suas terras que surgiu mais da metade da sua atual zona urbana, e seu proprietário, à época, um dos fundadores.

Ela surgiu como uma fazenda de criação de gado e engenho de açúcar, e posteriormente, tornou-se uma fazenda cafeeira. Atualmente é protegida por órgãos estadual (CONDEPHAAT) e federal (IPHAN).

Possui um rico acervo de edificações, maquinários, documentação, mobiliário, objetos utilitários e decorativos dos séculos XIX e XX, além de estar localizada numa das mais belas regiões do município são-carlense.

Confira abaixo algumas fotos da fazenda.

Acesse www.casadopinhal.org.br para ver mais fotos da Fazenda do Pinhal e conhecer um pouco mais de sua história.


Fazenda Santa Maria

A Fazenda Santa Maria foi aberta no início do ciclo cafeeiro na zona central do Estado de São Paulo, em meados do século XIX, e tornou-se uma das principais produtoras de café do município entre o final do século XIX e o início do século XX.

Seu conjunto arquitetônico está entre os mais completos da região, tendo sido, praticamente, todo ele construído nos últimos anos do Império, utilizando como principal matéria prima a pedra

A linguagem arquitetônica predominante das edificações é o ecletismo, destacando-se o terreiro e as tulhas, o aqueduto, a antiga senzala, e o imponente casarão (1889), que conserva belas pinturas parietais em seu interior.

Assim como a Pinhal, a Santa Maria conserva um importante acervo de móveis, objetos decorativos e utilitários, livros e revistas, maquinário, além da antiga estação ferroviária do Monjolinho. Esse significativo conjunto arquitetônico e paisagístico é tombado pelo CONDEPHAAT.

Confira abaixo algumas fotos da fazenda.

Acesse http://www.fazendaspaulistas.com.br/nucleos/saocarlos/santamaria/index.htm para ver mais fotos da Fazenda Santa Maria e conhecer um pouco mais de sua história.