Identificadores Digitais
Identificadores digitais de pesquisadores:
(Tutorial de como criar e integrar os IDs)
(Open Researcher and Contributor ID): é um identificador digital para pesquisadores, o qual é composto por um código de 16 dígitos e é único para cada pessoa. Essa característica impede ambiguidades na identificação de autores e colaboradores em publicações ou em instituições. Todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos) USP devem ter seu registro ORCID autenticado.
ID (Google Scholar ID): Ao criar um perfil no Google Scholar, este indexará as publicações do pesquisador e as métricas de citações recebidas dos trabalhos publicados.
(ResearcherID): Identificador único de autores da Clarivate Analitcs, atualmente só pesquisadores com publicações dentro da base de dados da Web of Science (WoS) recebem-no. Permite a padronização de erros de identificação de autores, o gerenciamento de suas publicações, rastreando contagens de citações e o cálculo do indice H.
(Scopus iD): É um identificador de autores com artigos indexados na base de dados Scopus. A estratégia da Elsevier com relação à desambiguação de autores é a de produzir algoritmicamente os perfis Scopus ID com maior qualidade possível, podem ser corrigidos e atualizados manualmente.
(LattesID): Identificador digital de pesquisador do Cúrriculo Lattes.
Vídeo Conecti Brasil -Lattes com Orcid
Identificadores digitais de publicações:
(Material sobre o DOI e integração com outros sistemas)
(Digital Object Identifier): é um identificador digital único e internacional atribuído a publicações científicas digitais, tais como, artigos, resumos, livros, capítulo de livros, anais, teses, normas, entre outros.
(International Standard Name Identifier): é um Identificado Digital persistente para Organizações, certificado pela Organização Internacional de Normalização (ISO), possibilita a desambiguidade ou evitar dúvidas de identificação. A Universidade de São Paulo está registrada sob o ISNI 0000 0004 1937 0722.