Descrição da linha

Utiliza-se da edição regular de periódicos e livros, e a manutenção de repositório audiovisual de palestras e eventos científicos para contribuir ao avanço da ciência e do debate intelectual em arquitetura e urbanismo.  Objetiva a publicização de pesquisas em andamento e a interlocução acadêmica, em âmbito nacional e internacional.

Revista RISCO

A revista visa ampliar o debate teórico, histórico e crítico em arquitetura e urbanismo, buscando no trabalho interdisciplinar – junto à história, à engenharia, à geografia, às ciências sociais, às artes, à filosofia e à literatura – e visa contribuir para o debate nacional e internacional destes campos de conhecimento na perspectiva de renovação do olhar e das práticas da pesquisa. A revista almeja, ainda, contribuir para o estreitamento do diálogo e trocas entre as pesquisas realizadas nos diversos centros e institutos de pesquisa nacionais e internacionais.

Coordenador: Tomás Antonio Moreira

Equipe: Eulalia Portela Negrelos, Eduardo Zanardi

Website: https://www.revistas.usp.br/risco

Revista Gestão e Tecnologia de Projetos

A revista orienta-se à publicação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos em arquitetura, engenharia e design. Busca viabilizar um fórum de divulgação e troca de idéias entre os pesquisadores e profissionais engajados com o desenvolvimento científico e tecnológico de inovações na gestão e na tecnologia de projetos. A revista também busca promover a transferência de tecnologias e práticas inovadoras de projeto, entre acadêmicos e profissionais ligados ao setor produtivo.

Coordenador: Márcio Minto Fabricio

Website: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos

Revista V!RUS

A revista V!RUS é uma publicação semestral do Nomads.usp – Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil, com classificação QUALIS A2 (2019). A V!RUS tem como objetivo constituir um locus de reflexão e interlocução em torno de temas contemporâneos relacionados ao edifício, à cidade e à paisagem, buscando estimular idéias emergentes presentes em diversos campos disciplinares, como arquitetura, estudos urbanos, design, artes, cinema, informática, comunicações, ciências sociais e estudos culturais, entre outros, cujas temáticas dialogam com aquelas das pesquisas do Nomads.usp. Até dezembro de 2020, foram publicadas 21 edições, totalizando 402 artigos em português ou espanhol + 402 versões em inglês, escritos por 672 autoras e autores.

Coordenador: Marcelo Claudio Tramontano

Equipe: Anja Pratschke, Juliana Trujillo, Sandra Schmitt Soster, Juliano Veraldo da Costa Pita, Maurício José da Silva Filho, Mario Andrés Vallejo, Pedro Plácido Teixeira, Lucas Edson de Chico, Júlia Vechetini Menin

Website: www.nomads.usp.br/virus