Menu fechado

Inscrições abertas para a AEX “Projeto Rondon: extensão universitária e cidadania”

A atividade contabilizará 50 horas e as inscrições ocorrem até 04/08/2025, exclusivamente pelo sistema Jupiterweb, onde o aluno deve clicar no link Atividades Extensionistas Curriculares (AEX) para visualizar as atividades oferecidas no momento da busca. Para ver os detalhes da atividade, o aluno seleciona a AEX e clicará em “Detalhes”.

Descrição da atividade: Esta AEX tem como objetivo formar estudantes interessados em participar do Projeto Rondon, desde a elaboração do projeto até a atuação direta na comunidade. O Projeto Rondon é uma ação interministerial, coordenada pelo Ministério da Defesa, que visa contribuir para o desenvolvimento da cidadania entre os estudantes universitários, promovendo soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais, com o intuito de fortalecer a Soberania Nacional. Em estreita parceria com os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão (COS) do Projeto Rondon, torna-se uma ferramenta eficaz para promover o desenvolvimento sustentável e a capacitação das populações nos municípios atendidos, aproveitando as políticas públicas disponibilizadas pelos governos federal, estaduais e municipais. As atividades da AEX estão divididas em três etapas:

1) Elaboração de Projeto para submeter aos editais do Projeto Rondon: características da região selecionada pelo edital, desenvolvimento detalhado das oficinas a serem oferecidas (8 horas semanais por 1 mês = 32 horas);

2) Oficinas práticas para formação dos alunos para atuarem nas comunidades (1 sábado – 8h);

3) Atuação junto a uma comunidade local como projeto piloto para o Projeto Rondon nacional (2 sábados – 10h).

Para participar do Projeto Rondon, a Instituição de Ensino Superior (IES) deve submeter um projeto ao edital vigente, caso seja aprovado, será realizada a seleção de 8 (oito) alunos de diversas áreas, e cada conjunto será composto por 8 alunos e 2 professores por IES. Caso o IAU-USP não seja aprovado no edital, a atividade prática será desenvolvida em comunidades locais, em São Carlos e vizinhanças.

Saiba mais em: Projeto Rondon – INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO – IAU.USP

image_print