Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

A sétima arte a serviço da arquitetura

Urbanicidades-home

Ninguém sabe contar tão bem uma história como produtores de cinema. Desde 2014, pesquisadores do Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (LEUAC- IAU/USP) "tiram proveito" desse fato para divulgar e, sobretudo, debater questões relacionadas à arquitetura e ao urbanismo.

Idealizado pelo docente do IAU, Manoel Rodrigues Alves, o projeto "Urbanicidades" realiza mostra de filmes, seguida por debates com uma dupla de convidados. O projeto conta com um Grupo de Trabalho (GT)* para fazer a curadoria do evento, que fica responsável pela escolha dos filmes e dos debatedores que farão parte do ciclo. "A ideia do projeto é aproximar a população geral às discussões de produção da cidade. Portanto, os filmes e discussões não são apenas acadêmicos. A própria linguagem audiovisual é de mais fácil entendimento, e acreditamos que, através dela, podemos trazer mais pessoas para refletir a respeito da produção das cidades", afirma Bárbara Pozza Scudeller, pós-graduanda do IAU e membro do GT.

Para a escolha dos filmes, os participantes do GT, além de sua bagagem cultural, têm como base as discussões feitas no próprio LEUAC, no qual produção das cidades é um tema rotineiro. "A escolha dos filmes vem de alguns coletivos que acompanhamos, como o left hand rotation, um coletivo que faz uma produção de documentários críticos e políticos. Então, seguimos essa produção, por exemplo", explica Maria Beatriz Andreoti, doutoranda do IAU e membro do GT. "Ficamos também atentas aos lançamentos cinematográficos que abordam temáticas da arquitetura e urbanismo. Os participantes do próprio GT costumam já trazer bastantes sugestões".

Embora seja voltado ao público geral, e não somente ao acadêmico, tornar o Urbanicidades convidativo a um público que não tem o costume de frequentar a universidade é um dos desafios do projeto e, para isso, os membros têm uma estratégia: escolher filmes que tenham ligação com o cotidiano das pessoas. "A escolha dos filmes também leva em consideração questões que estão em debate atualmente como, por exemplo, questão de gênero, habitação social, desocupações", elucida Polyana Bevenuto Lucas, membro do GT. "No ano passado, abordamos o Rio de Janeiro e as olimpíadas. Sempre tentamos trazer filmes que debatam questões do momento mesmo, afinal, o momento atual realmente pede discussões, e a universidade não pode estar alheia a isso", completa Maria Beatriz.

Tão importante quanto a seleção dos filmes é a seleção dos debatedores, que também é feita com muita cautela pelos membros do Urbanicidades. Os convidados são da área de arquitetura, normalmente docentes e pesquisadores. "Tentamos sempre escolher um convidado do IAU e outro de fora do Instituto. Já tivemos convidados da FAU**, da Unicamp, da UFSCar etc. Além do debate, existe essa troca acadêmica, que também é muito interessante e enriquece o projeto", finaliza Maria Beatriz.

O 5º ciclo do Urbanicidades terá início no dia 9 de maio, com o filme "Fascínio".

Para acessar o cartaz com a programação completa, clique aqui.

Para mais informações sobre o Urbanicidades e/ou o LEUAC, clique aqui.

* Atualmente, fazem parte do Urbanicidades os estudantes: Milena Sartori, Maria Beatriz Andreoti, Barbara Guazzelli, Bárbara Pozza Scudeller, Polyana Bevenuto Lucas

** Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP)

Revista Risco abre chamada para envio de artigos

Revista-Risco--chamada-de-trabalhos--12-19

A Revista Risco, editada pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), abriu chamada para o envio de artigos para o número especial Internacional situacionista- o protagonismo das ruas, que será lançada em dezembro de 2019.

Os colaboradores e interessados em enviar artigos, deverão fazê-lo para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 30 de junho de 2019.

Para mais informações sobre o título da edição especial, clique aqui.

Festival Nascente USP: inscrições abertas

Nascente-USP

Já estão abertas as inscrições para a 27ª edição do Festival Nascente, concurso cultural promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (PRCEU/USP), que tem como objetivo criar um canal contínuo para a reunião da produção ligada às artes por parte dos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

Os interessados em participar deverão preencher o formulário de inscrição do concurso até o dia 30 de maio. Além de uma premiação no valor de R$4 mil por categoria, os vencedores terão a possibilidade de mostrar o seu trabalho em shows, concertos, apresentações, saraus e exposições promovidos pela curadoria do Programa.

Para a edição de 2019, os estudantes poderão concorrer em sete áreas artísticas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

Para mais informações sobre o Programa Nascente, acesse http://prceu.usp.br/nascente/

Café com Pesquisa: programação 2019

Café-com-Pesquisa--home

O Café com Pesquisa é um evento voltado à apresentação de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores vinculados ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP). 

Clique aqui para acessar a programação anual do Café com Pesquisa.

IAU recebe exposição "Liubliana de Plečnik" no próximo dia 10

Exposição-Liubliana-de-Plecnik--home

Entre os dias 10 de abril de 10 de maio, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) sediará a exposição "Liubliana de Plečnik", sobre a vida e obra do notório arquiteto esloveno, Joze Plecnik, que tem para este país a mesma importância e significado que Oscar Niemayer tem para o Brasil.

Plecnik desenhou edifícios e setores da capital eslovena, Liubliana, durante a primeira metade do século XX. Em 2017, o governo esloveno lançou uma exposição que conta com 20 painéis (em português e inglês), apresentando as principais obras do arquiteto.

No Brasil, a exposição já foi realizada no Palácio do Governo (Brasília- DF), na Universidade de Brasília (UnB), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP).

No primeiro dia da exposição (10/04), às 14 horas, no auditório do IAU "Paulo de Camargo e Almeida", haverá uma palestra de abertura com a arquiteta eslovena, Darja Kos Braga.

A exposição, que será no corredor principal do prédio administrativo do IAU, é uma iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão do IAU (CCEx-IAU) e, para mais informações, basta escrever para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Eleição da Comissão dos Direitos das Mulheres do IAU: inscrições abertas

Comissão-dos-Direitos-das-Mulheres--eleição

Nos dias 22,23 e 24 de abril, serão realizadas as eleições para a escolha dos representantes e suplentes junto à Comissão dos Direitos das Mulheres do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP).

Para as categorias docente e servidor técnico administrativo, as candidaturas das chapas serão registradas entre os dias 8 e 10 de abril, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, e deverão ser formuladas por meio de requerimento dirigido ao diretor do IAU, Miguel Antonio Buzzar, e entregue no Serviço de Assistência aos Colegiados.

Para a categoria discente, a eleição dos membros será realizada pela Secretaria Acadêmica do Instituto (SAAU/IAU), sendo que a eleição deverá seguir o mesmo cronograma das demais categorias. Ao final, o resultado deverá ser entregue ao Serviço de Assistência aos Colegiados para composição oficial da comissão.

Para acessar a portaria sobre a eleição, clique aqui.

Para acessar o requerimento de inscrição, clique aqui.

Com informações do Serviço de Assistência aos Colegiados do IAU

Palestra: Photogrammetry for the valorization of cultural heritage: principals and applications for documentation and communication

Simone-24-04-19--home

No próximo dia 24, às 10 horas, no auditório do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) "Paulo de Camargo e Almeida", ocorrerá a palestra Photogrammetry for the valorization of cultural heritage: principals and applications for documentation and communication, que será ministrada por Andrea Adami.

A entrada para palestra é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia para participação.

Para acessar o cartaz da palestra, clique aqui.