Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Flavio Villaça: O Brasil perde um grande arquiteto e urbanista

flavio-vilaca  web

_ O IAU USP lamenta registrar o falecimento do arquiteto e urbanista e professor Flávio Villaça, aos 91 anos de idade, ocorrido em São Paulo, na segunda feira, 29 de março. Professor da FAU USP, Villaça formou gerações de arquitetos e urbanistas, incluindo vários docentes do IAU, tendo um papel fundamental para renovação das concepções urbanas. Autor de inúmeros trabalhos, vários deles referências obrigatórias para a análise da produção dos espaços urbanos. Particularmente, o livro Espaço Intra-urbano é fundamental para acompreensão do processo de segregação sócio-espacial constituinte das cidades brasileiras.

No início de 2015 o IAU teve o prazer de recebe-lo para a Aula Inaugural do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, quando proferiu a palestra O Plano Diretor em Questão. Na ocasião, a força do seu pensamento crítico iluminou a todos, ao demonstrar as ligações entre concepções teóricas, formulação de políticas urbanas e atuação social.

Não por acaso, os formandos de 2015 elegeram-no Patrono da Turma. Na colação de grau ocorrida em 29 de janeiro de 2016, novamente, na sua fala realçou os compromissos sociais presentes na atuação dos arquitetos urbanistas.

O seu pensamento crítico certamente permanecerá como um legado ativo, para todos que se interessam pela compreensão dos processos urbanos.

Diretoria do IAU

Textos:
texto de Sarah Feldman
. texto de Eulália Negrelos e Carlos R. M. de Andrade
. texto de Tomás Moreira
texto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

 

 

flavio-vilaca cartaz web

flavio-vilaca plateia web

Legenda das imagens:

1) Flávio Villaça discursando como Patrono da 27ª turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo / 5ª Turma formada pelo IAU USP.
2) Cartaz da Aula Inaugural de 2015.
3) Aula Inaugural de 2015.