Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

IAU.USP em Casa - Ciclo de Palestras (16) - Diálogos

 016 IAU-EMCASA  web

_ TERÇA | 01/06 | 17h30 | Exibição no: youtube.com/iauusp | PAULO MENDES DA ROCHA: conversas sobre arquitetura | com Joubert Lancha - IAU (mediador); Marcelo Suzuki - IAU; Vitor Silva - FAUP-PORTO; Catherine Otondo - FAU - Mackenzie; Fernando M. Franco - FAU - Mackenzie.

A obra de Paulo Mendes da Rocha, desde o Ginásio do Clube Atlético Paulistano em coautoria com João De Gennaro, incluindo o pavilhão brasileiro na Exposição Universal de Osaka em 1970, o Museu Brasileiro da Escultura de 1988, a reforma e intervenção no edifício da Pinacoteca do Estado, concluído em 1998 (com a participação dos arquitetos Eduardo Colonelli e Welliton Torres), até o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa de 2015, tem um valor inestimável para a arquitetura brasileira.

Valor este, reconhecido internacionalmente, tendo recebido o Prêmio Mies van der Rohe de arquitetura latino-americana, em duas oportunidade: 1999, pelo projeto do MuBE, e 2000, pelo projeto da Pinacoteca de São Paulo. Em 2006, tornou-se o segundo arquiteto brasileiro — depois de Oscar Niemeyer, em 1988— a vencer o Pritzker, talvez o maior prêmio internacional de arquitetura.

Em 2016, foi agraciado com o Leão de Ouro de Veneza e o Prêmio Imperial do Japão, em 2017, recebeu a medalha de ouro do Riba (Royal Institute of British Architects), e receberá a Medalha de Ouro 2021 da

União Internacional do Arquitetos (UIA), no 27º Congresso Internacional que se realizará este ano no Rio de Janeiro.

Para conversar sobre o arquiteto suas ideias, obras e visões o IAU.EM.CASA convidou os arquitetos, artistas e professores que de diferentes formas conviveram, trabalharam e se relacionaram com o arquiteto.

JOUBERT LANCHA é professor Assoc. Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - IAU-USP, São Carlos – Brasil; integra a Área de Concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Pesquisador CNPq Bolsista Produtividade PQ 2. Membro fundador do (N.ELAC - IAU.USP) Núcleo de Apoio à Pesquisa - Estudos de linguagem em arquitetura e cidade. Diretor do (IAU-USP) Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (2020-2024).

MARCELO SUZUKI é graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professor Doutor em Regime de Turno Completo do Grupo de Disciplinas de Projeto, junto ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Atua como profissional de Arquitetura, em escritório próprio, na cidade de São Paulo. Projetou diversos edifícios, projetou e montou diversas exposições e escreveu textos para periódicos e para a Universidade

VÍTOR SILVA é pintor e docente da FAUP desde 1987. É autor de Ética e Política do Desenho. Teoria e Prática do Desenho na Arte do século XVII (Faup-publicações, 2004), Aby Warburg 1866-1929, uma cartografia da história, da arte e da cultura ( Braço de Ferro, 2010) e Henrique Pousão. Infância, Experiência e História do Desenho (Dafne Editora, 2011) Foi curador da exposição Esperando o Sucesso, Impasse académico e modernismo de Henrique Pousão, Museu Soares dos Reis, Porto. Tem orientado a sua investigação na área do desenho e imagem. É co-editor da Revista Psiax e do Projecto editorial KKYM, Imago/Ymago. Actualmente é membro do Núcleo de Desenho, do Instituto de Investigação em Artes, Design e Sociedade, I2ADS, da FBAUP, fazendo parte do Projecto Desenho na Universidade Hoje / Drawing in the University Today e do Projecto Atlas & Vocabulário do Desenho. Expõe regularmente desde 2000 na Galeria Extéril, Porto.

CATHERINE OTONDO é arquiteta graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1994. Em 2013, recebeu o título de doutora pela mesma instituição com a apresentação da tese: "Desenho e espaço construído; relações entre pensar e fazer na obra de Paulo Mendes da Rocha". Sobre a obra do arquiteto publicou ainda os livros: Maquetes de Papel, Itinerários de Arquitetura – Paulo Mendes da Rocha e o curta metragem 29 minutos com PMR. Atualmente é sócia do escritório base urbana em parceria com a arquiteta Marina Grinover. O escritório desenvolve projetos nas várias escalas da arquitetura e do desenho urbano, com foco no processo completo de projeção desde os primeiros desenhos até a execução da obra. Foi professora de Projeto no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), e atualmente leciona a mesma disciplina na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2020 foi eleita juntamente com um grupo de 156 mulheres, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo, CAU/SP, para a gestão do triênio 2021-2023.

FERNANDO DE MELLO FRANCO possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1986) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas (2005) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU UPM) Consultor Especialista Urbano do Banco Mundial. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1992 a 2005). Professor do Curso de Pós-Graduação latu senso da Universidade Mackenzie (2010 a 2011) . Professor do Curso da USJT (2005 a 2011). Professor visitante da Graduate School of Design em Harvard (2009). Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (2013-2016), responsável pela coordenação dos trabalhos do poder executivo na revisão do marco regulatório da política urbana do município. Presidente da SP Urbanismo, empresa pública de urbanização (2013-2016), responsável pela coordenação dos projetos urbanos elaborados para a cidade durante o período. Diretor do URBEM, Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (2011-2013 e 2017-2019). Sócio-fundador do escritório MMBB Arquitetos. Colaborador do Arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1996 a 2012).

#IAU.USP.EMCASA
Comissão de Cultura e Extensão - CCEx IAU
Instituto de Arquitetura e Urbanismo
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

016 IAU-EMCASA cartaz web