Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

URBANICIDADES 2022 imagem WEB

Movimento cultural de assimilação crítica das vanguardas artísticas europeias, a Semana de Arte Moderna de 1922 mostrou diferentes formas de se pensar a cultura brasileira. Inspirado no marco deste centenário, o Ciclo de Cinema e Debate "Urbanicidades", em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão do IAUUSP, propõe, ao longo de 2022, pensar sobre as heranças deste movimento artístico nacional e refletir sobre suas projeções para o futuro, sempre a partir do cenário brasileiro atual.

Intitulado “Repensando Brasis”, esta nova série terá como fio condutor a reflexão acerca das identidades nacionais sob o ponto de vista da contemporaneidade. Para isso, irá se dividir em dois momentos. No primeiro semestre deste ano, exibiremos o módulo “Retratos do Brasil”, que discute algumas identidades nacionais trazidas pela Semana de 1922 e de que forma elas ecoaram para as décadas seguintes. Já no segundo semestre, exibiremos o módulo “Brasis de hoje e de amanhã”, que vai apresentar películas críticas sobre movimentos identitários e o atual modo de produção da cidade. Esse momento de debate intenta fazer uma prospecção dos rebatimentos da Semana de 22 neste tema para os próximos anos.

Dentre os filmes e documentários selecionados para esta série estão:

Macunaíma (1969), Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969),Bye Bye Brasil (1980), Vaidade (2003), Aquarius (2016) e AmarElo - É Tudo Pra Ontem (2020).

As sessões ocorrerão sempre às terças-feiras, com a partição de dois convidados externos para discutirmos o tema. As sessões terão início às 18h e serão transmitidas pelo Canal do IAU-USP no YouTube. Esperamos vocês!

URBANICIDADES 2022 modulo1 web

URBANICIDADES 2022 modulo2 web

leia mais
Campanha "Mostre que você é parte da Memória do IAU"   _ Como parte das comemorações dos 50 anos do programa de pós-graduação, 35 anos do curso de graduação e 10 anos da fundação do IAU USP,...
leia mais
leia mais
Ciclo22 no IAU _ Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao Centenário da Semana de Arte Moderna e do Movimento Modernista, a...
leia mais