Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

palestra com rubens mano no iau

Palestra-Rubens-Mano web

Palestra "Contemplação Suspensa" com Rubens Mano, dia 18 outubro de 2012, quinta-feira, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP São Carlos.

Rubens Mano é artista visual com trabalhos expostos no Arte-Cidade, na Bienal de São Paulo e de Sydney. Em suas obras, Mano articula a espacialidade e o anonimato urbano contemporâneo, as tensões e os limites entre o espaço público e o privado, além da crítica aos espaços expositivos.

No entrecruzamento dos termos com que opera, constitui-se um campo reflexivo que traz questões relevantes ao fazer arquitetônico e à apropriação do espaço público. Sua investigação estética se realiza através de instalações e de novas concepções de uso da imagem, ambos, elementos de destaque de sua produção.

Seu trabalho tornou-se bastante conhecido após várias ações urbanas, entre elas a obra "Detector de Ausências", montada no viaduto do Chá por ocasião do Arte Cidade II. Posteriormente, os trabalhos "Vazadores", na 25ª Bienal, 2002, e "Contemplação Suspensa", 2008, no Octógono da Pinacoteca do Estado, deram prosseguimento a uma outra linha de reflexão sobre os espaços instituídos da arte e seu acesso ao público.

Clique aqui para ver o cartaz do evento.