Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

trabalhos do iau-usp são expostos na x bienal de arquitetura de são paulo

xbienal-convite web

- Com início no dia 12 de outubro de 2013 a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, a partir dessa edição, muda de formato e conceito. Espalhada em diversos pontos da cidade - como o Centro Cultural São Paulo (CCSP), o Museu de Arte de São Paulo, o Museu da Casa Brasileira, o SESC Pompéia entre outros – a mostra, com curadoria de Guilherme Wisnik, Ana Luisa Nobre e Lígia Nobre, cujo tema é Cidade: modos de fazer, modos de usar pretende refletir sobre "as dinâmicas e processos que constroem e reconstroem a cidade cotidianamente". Entre as suas novidades, a Bienal realizou uma chamada aberta de trabalhos, práticas e propostas (arquitetônicas, urbanísticas, artísticas e políticas) que procurem refletir criticamente os usos da cidade.

De um total de 400 trabalhos inscritos, 54 foram selecionados, entre os quais dois do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos: [ZONAS LIMINARES] e CARTOGRAFIAS: ESPAÇO+ INFORMAÇÃO.

[ZONAS LIMINARES], fruto de um workshop realizado no ano de 2010 no IAU-USP, sob a coordenação do artista e professor do MIT-EUA Antoni Muntadas, pelo Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP) em pareceria com o SESC São Carlos, trabalha numa zona liminar entre arquitetura, arte e pensamento urbano, tornando legíveis processos e formas de ocupação das cidades, nem sempre visíveis ao olhar cotidiano. Centrado na cidade de São Carlos e refletindo sobre o exponencial crescimento dos condomínios fechados, o trabalho propõe uma instigante reflexão sobre novas situações urbanas e modos de vida contemporâneos.

CARTOGRAFIAS é fruto de uma atividade didática experimental desenvolvida por uma disciplina do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP, Linguagem da Arquitetura e da Cidade, com suporte de pesquisas realizadas no NEC-USP. Mais uma vez pensando nas interfaces entre o campo das artes e o pensamento urbano, e tendo como objeto a cidade de São Carlos, o trabalho reflete criticamente sobre as distintas formas de inserção de informações e representações no espaço urbano.

Expostos no Centro Cultural São Paulo, na rua Vergueiro, 1000, até o dia 01 de dezembro, os trabalhos, que contaram com a prestigiosa colaboração da Comissão de Cultura e Extensão e da Comissão de Graduação do IAU-USP, são um excelente convite para que se pense sobre os usos e dinâmicas das cidades de médio porte que tanto caracterizam a realidade urbana brasileira atual.