Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

pesquisador do iau-usp discute drenagem urbana e gestão de águas em sp

IMG 2242 web

- A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a SPUrbanismo realizam no próximo dia 5 de novembro, em São Paulo, o seminário "Drenagem Urbana e Gestão das Águas: Experiências no Brasil". Especialistas e profissionais de todo o país marcam presença e São Carlos estará representada pelo pesquisador Renato Anelli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, que apresentará algumas experiências de renaturalização de córregos e nascentes realizadas no município entre 2001 e 2007.

O objetivo geral do evento é fomentar o debate e reunir contribuições a partir de experiências brasileiras em gestão, planejamento e projetos urbanos relacionados às águas, de cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Carlos, como subsídio ao desenvolvimento do Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais e a criação de uma instância municipal de regulação, articulação e monitoramento da drenagem urbana, ambas ações do Programa de Metas da administração paulistana e região metropolitana.

O professor do IAU-USP estará na mesa redonda "A experiência brasileira em planejamento, gestão e projetos de drenagem urbana", que acontece das 14 às 16 horas no Auditório do Edifício Matarazzo. Anelli apresentará o tema "Drenagem urbana e renaturalização de cursos d'água: desafios interdisciplinares para uma reurbanização dos eixos de mobilidade".

Sobre sua exposição, o arquiteto do IAU destaca: "Na época começamos a pensar a recuperação dos fundos de vale de modo articulado a estratégias de mobilidade urbana, uma vez que eles são tradicionalmente usados como leito de avenidas nas cidades brasileiras. Não se resolve as enchentes sem ações de que revisem os sistemas viários a partir de novos conceitos urbanos ". Entre as obras realizadas em São Carlos, Anelli apresentará a renaturalização do Córrego do Tijuco Preto entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite, uma das primeiras experiências brasileiras de infraestrutura verde.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (11) 3113-7642.

Alexandre Milanetti

Ass. Imprensa / IAU-USP

imagem: divulgação