Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Pesquisador do IAU-USP ministra conferência sobre Lina Bo Bardi em Roma

lina-bo 2015

- O MAXXI Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo, em Roma (Itália), será palco nesta quinta-feira (26/02/2015), às 17h30 (horário local), da conferência "Lina Bo Bardi. Una protagonista della transformazione politica e intellettuale in Brasile", a ser ministrada pelo pesquisador Renato Anelli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos.

A abertura da conferência será feita pela diretora da MAXXI Architettura, Marguerita Guccione, com fechamento por Maria Argenti, diretora da revista Rassegna di Architettura e Urbanistica. A conferência de Anelli faz parte da mostra Lina Bo Bardi in Italia. "Quello Che volevo, era avere Storia".

Após vários anos identificando as relações da arquiteta com a cultura italiana, o professor do IAU-USP explorará neste evento suas transformações no Brasil, identificando seu papel na história política e intelectual do país. Serão evidenciadas a sua participação no projeto de desenvolvimento industrial de São Paulo, quando dirigiu no MASP os cursos de desenho industrial e de moda no início dos anos 50.

Outro importante período, segundo Anelli, é aquele que Lina passa na cidade de Salvador, entre 1950 e 1959, quando dirige o Museu de Arte Moderna da Bahia. "A partir desse museu Lina coordena uma ampla pesquisa sobre cultura popular, que interpreta como a 'civilização da sobrevivência' busca subsídios para um novo tipo de desenho industrial, apoiado na essencialidade dos objetos produzidos no sertão nordestino", explica o pesquisador.

A conferencia será concluída com a revisão das posições mais radicais que Lina assumiu nos anos 70, aproximando-se do teatro de vanguarda e buscando obras que procuram a participação comunitária. Anelli entende que "entre a Itália e o Brasil, Lina constrói um posicionamento teórico crítico próprio, que procura sua materialização na arquitetura, no design, na cenografia e na gráfica".

mais informações no cartaz anexo.