Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Mostra Habis 21 - exposição itinerante, 2015

 mostra-habis-21-2015

- Diante de um mundo onde se consome cada vez mais recursos energéticos, onde os materiais da cadeia de produção da construção civil têm grande impacto na preservação do meio ambiente, degradando este com seus resíduos, o estimulo ao emprego da madeira – matéria prima de fonte renovável, de baixo consumo energético e comprovadamente de baixo impacto ao meio ambiente – parece-nos ser um caminho adequado nestes novos tempos, seja com técnicas tradicionais ou com mais modernas.

Comemorando seus 21 anos (1992-2013), o Grupo Habis (Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade do IAU-USP) realiza a Mostra Habis 21, uma exposição itinerante que pretende apresentar aos visitantes oito projetos de arquitetura em madeira, resultados de pesquisa do grupo, e seus respectivos modelos reduzidos. Em 2015, por ocasião da aula inaugural dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, a UNIMEP tem a oportunidade de abrigar a mostra, referencial para o seu gênero.

Os modelos reduzidos são resultados do Curso de Extensão "Modelo reduzido como instrumento para concepção, registro e divulgação da cultura construtiva em madeira" realizado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) em São Carlos, de maio a novembro de 2013, organizado pelo Grupo Habis em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUnb) com apoio e fomento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP).

Akemi Ino
Engenheira Civil formada pela EESC/USP (1979), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela EESC/USP (1984), Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP (1992), Livre Docente pela EESC/USP (2008), Professora Associada do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo IAU/USP. Coordenadora do Grupo HABIS – Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (1993). Orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo IAU/USP. Tem experiência na área de habitação social, tecnologias de construção, em especial na área de madeira, terra e técnicas mistas.

Ivan Manoel Rezende do Valle
Professor Adjunto Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. "Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UnB (1988), mestrado em Construções em Madeira pelo Institute du Bois da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne - Suiça (1992) e doutorado pela EESC/USP São Carlos - SP (2011). Professor Adjunto do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB desde 1995 e pesquisador do Grupo Habis (Grupo de pesquisa em Habitação e Sustentabilidade) IAU/USP desde 2005. Em 95 assume a coordenação do Laboratório de Modelos Reduzidos da FAU/UnB. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em sistemas construtivos e estruturais do edifício e da cobertura, atuando principalmente nos seguintes temas: construções estruturadas em madeira, habitação em assentamentos rurais, construções em situações de precariedade e arquitetura de espaços públicos de pequenos e grandes vãos; além da utilização do modelo reduzido como ferramenta para o ensino das técnicas de projetação e construção em arquitetura."

Anaïs Guéguen Perrin
Arquiteta francesa especializada em arquitetura em terra crua, membro da Rede Terra Brasil, atuando na área da arquitetura ecológica com materiais naturais e pesquisadora do Grupo HABIS - Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade do IAU/USP, São Carlos, Brasil. Arquiteta (D.P.L.G.), Escola Nacional Superior de Arquitetura de Rennes, França. Especialista em Aprofundamento em Arquitetura de Terra. Menção em Arquitetura, Vernácula e Patrimônio na Chaire UNESCO de Arquitetura em terra. Ecole d'Architecture de Grenoble, laboratório CRAterre.

cartaz do evento