Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

palestra no iau “Urbanismo na Ibero-América", com prof. Iván Rodriguez Suárez, Madrid, ES

 palestra ivan-suarez web

- 22 de abril de 2015.

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, convida toda a comunidade acadêmica para a palestra, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, intitulada "Urbanismo na Ibero-América. Planejamento e Política de Habitação na Espanha Democrática. A intervenção nas periferias de Madrid herdadas da ditadura", a ser ministrada pelo professor Iván Rodriguez Suárez, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (Universidad Politécnica de Madrid), nesta quarta-feira, dia 22 de abril, às 17h30, no Auditório Paulo de Camargo Almeida, no IAU-USP.

Entre o final da Guerra Civil espanhola (1939) e as primeiras eleições municipais da democracia na Espanha (1979) transcorreram quatro décadas de ditadura. Durante esse período, a cidade de Madrid acolheu, de forma desordenada, um crescimento demográfico exponencial derivado da migração campo-cidade, que gerou uma periferia carente de estrutura e de ínfima qualidade, na qual se sobrepuseram tecidos autoconstruídos, de promoção estatal e de promoção privada.

Durante a transição democrática, e como consequência de um dos movimentos sociais urbanos mais potentes que a Europa já conheceu, essas periferias sofreram uma transformação sem precedentes que pretendia a incorporação daqueles tecidos à cidade e a restauração dos direitos de cidadania de seus habitantes.

O governo, a partir do âmbito local, utiliza o planejamento urbano e a política de habitação como as ferramentas de base para tal transformação. Transcorridos outros quarenta anos, é possível e necessário realizar um balanço que permita compreender qual foi o alcance real dessas políticas e quais as suas debilidades e fortalezas.