Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Aluna do IAU apresenta trabalho de iniciação científica -Jornada Nacional de Iniciação Científica - SBPC, Porto Seguro

premio-aluna-iau-2016 web

- Este ano a JNIC-Jornada Nacional de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, contou com a participação de uma aluna de Graduação do IAU, Tatiana de Oliveira Chiletto (5º ano), com apoio da Comissão de Pesquisa do IAU. O evento ocorreu na Universidade Federal do Sul da Bahia em Porto Seguro, de 03 a 09/07.

A Pesquisa de Iniciação Científica da Tatiana Chiletto, realizada com Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, foi selecionada para a Mostra de Destaques do 23º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo em novembro de 2015, com atribuição de menção honrosa pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP em dezembro de 2015. Todos os trabalhos que receberam menção honrosa foram convidados pela Pró-Reitoria de Pesquisa para a JNIC-SBPC.

O título da Pesquisa de Iniciação Científica é "O módulo triangular nos projetos da Roland Reisley House de Frank Lloyd Wright e da Casa Valentim de Marcos Acayaba: Um estudo comparativo", tendo como orientador o Prof. Dr. Paulo Yassuhide Fujioka, foi realizado com bolsa FAPESP e no âmbito do núcleo de pesquisa N.ELac Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade da Universidade de São Paulo.

A participação na JNIC também se refletiu no grande impacto que o próprio evento representou para a aluna, pois esta foi a primeira vez que Tatiana participou de um evento científico deste porte, com acadêmicos vindos de todo o País.

O apoio da Comissão de Pesquisa do IAU foi crucial para sua participação na JNIC-SBPC, que possibilitou a apresentação do trabalho em um forum científico nacional de grande visibilidade e que recebeu avaliações positivas e elogiosas por parte de participantes e organizadores, tendo surpreendido a aluna pela acolhida e grande interesse dos ouvintes. Participação que revelou para uma plateia nacional o mérito da pesquisadora e relevou o nome desta escola.

Após a apresentação do trabalho em Porto Seguro, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional e a Pró-Reitoria de Pesquisa convidaram todos os alunos, que receberam Menção Honrosa no 23º SIICUSP 2015, a participarem da XXIV Jornadas Jóvenes Investigadores – AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu), que ocorrerá de 24 a 26/10/2016 em São Pedro-SP. Assim a pesquisa de Iniciação Científica da aluna Tatiana será apresentada em mais um evento científico internacional.

Os bons resultados e a repercussão positiva obtidas pela aluna Tatiana de Oliveira Chiletto e sua pesquisa de Iniciação Científica apontam um grande potencial para a carreira profissional e acadêmica.

Texto: Paulo Y. Fujioka

Foto 1 (acima): Foto da entrega de exemplar do trabalho de Iniciação Científica ao Arqto. Marcos Acayaba em abril 2016, junto com orientador (foto Ana Karla O. Pereira).
Foto 2 (abaixo): Foto de Tatiana Chiletto junto ao painel na JNIC-SBPC em Porto Seguro (foto fornecida por Tatiana Chiletto.

 

Painel-JNIC web