Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

“Um Instituto que forma cidadãos”: confira imagens da colação de grau do IAU

DSC 3181 web

_ Um Instituto que forma cidadãos: essa foi a característica destacada pelo diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), Miguel Antonio Buzzar, na colação de grau ocorrida na manhã da última sexta-feira, 8 de fevereiro, no anfiteatro da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) "Jorge Caron".

Durante a solenidade, que contou com a participação de pais, alunos, docentes e funcionários, o clima de satisfação dominou o ambiente, no qual 24 alunos compuseram a 30ª turma de Arquitetura e Urbanismo e 8ª turma do Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

Além do diretor do IAU, a mesa de honra contou com Fábio Lopes de Souza Santos (presidente da Comissão de Graduação (CG-IAU)), David Moreno Sperling (presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEX-IAU)), Mario Pereira de Souza Lima Neto (filho da professora Mayumi Watanabe de Souza Lima) e José Antônio Lanchoti (conselheiro e coordenador da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo).

Em seu discurso, Miguel falou sobre a forte interação que existe entre docentes e alunos do IAU, afirmando que, permanentemente, o Instituto se esforça para manter sua missão de formar profissionais e cidadãos. Também destacou que a USP busca manter a qualidade e a gratuidade e, especialmente nos anos recentes, esforçando-se também para se tornar uma universidade inclusiva.

Fabio endossou o discurso do diretor, afirmando que, no IAU, o envolvimento entre docentes e alunos é muito forte, e que a colação de grau é um momento de mudança, inclusive de status social, quando os estudantes passam a ter um papel de grande responsabilidade na sociedade. "E jamais se esqueçam de que um dia vocês também pertenceram a esta Universidade", salientou.

Já David falou brevemente sobre a biografia de Mayumi Watanabe de Souza Lima Neto, docente da área de projeto no então Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) entre os anos de 1987 e 1994, quando faleceu. Em homenagem à docente, em 2018, foi criado o "Prêmio Mayumi Watanabe de Souza Lima" que, por meio de votação da comunidade IAU, elege os três melhores trabalhos apresentados pelos alunos de graduação.

Ao tomar a palavra, Mário falou sobre a emoção de ver a mãe sendo homenageada, e da satisfação em ver o carinho e a lembrança que a comunidade do IAU tem por ela. Destacou a militância política de Mayumi, mas sobretudo sua preocupação de que o aluno sempre fosse o agente de produção de conhecimento.

Além do Prêmio Mayumi, também foram entregues os certificados de Destaque Acadêmico e a Láurea de Excelência Acadêmica.

Após uma hora e meia de seu início, a colação foi encerrada por Miguel, dando espaço às comemorações e ao registro feitos pelos diversos pais orgulhosos presentes.

Ganhadores da Láurea de Excelência Acadêmica

Amanda Halda
Ana Flávia Salvador
Carolina Dupim Hosino
Gabriel Braulio Botasso

Ganhadores do Prêmio Mayumi Watanabe de Souza Lima

Ana Flávia Salvador
Beatriz Borges Araujo Frota
Fernanda Vitória Neves da Silva
Mayra Bianconi

Ganhador do certificado de Destaque Acadêmico

Gabriel Braulio Botasso

 

Confira algumas imagens da Colação*:

*mais imagens disponíveis na página do IAU no Facebook e no Flickr