Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Semana de Recepção aos Calouros no IAU: confira as imagens

Semana-de-Recepcao-balanco

Uma semana cheia de atividades lúdicas, confraternizações, debates, solidariedade, mas, sobretudo, acolhimento e inclusão. Assim foi a Semana de Recepção aos Calouros do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP).

Como já é costume há alguns anos, a abertura da Semana de Recepção foi feita de forma conjunta, reunindo os ingressantes de todos os cursos de graduação do campus da USP São Carlos no salão de eventos que, este ano, contou com o coral do campus para recepcionar os calouros. Durante a abertura, o IAU foi representado por seu vice-diretor, o docente Joubert José Lancha, que durante seu discurso afirmou que "essas são algumas experiências e programas importantes que tem reflexos no interior de nossos cursos e de nossas práticas em sala de aula, propostas pensadas para contribuir na formação do indivíduo que estabelece uma visão reflexiva e crítica sobre a realidade e as alternativas possíveis para as nossas cidades e para a nossa sociedade, foco primeiro no desenho do arquiteto que queremos formar. Arquiteto e Urbanista que responda de forma correta e propositiva às questões técnicas mas também e sobretudo éticas dessa profissão, atentos à grande desigualdade social que drasticamente se espelha em nossas cidades".

Em relação aos ingressantes, o público participante da Recepção tem se tornado cada ano mais diversificado, graças à política de inclusão da universidade, que tem aberto suas portas a alunos de perfis socioeconômicos variados. Sobre esse quesito, é importante lembrar que, no vestibular deste ano do IAU, 40% das 45 vagas já foram destinadas a alunos de escolas públicas e a candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas). "Isso permite o acesso a um conjunto de estudantes mais representativo da diversidade presente na sociedade brasileira, como é condizente com o papel de uma universidade pública como é o caso da USP", afirma Fabio Lopes de Souza Santos, presidente da Comissão de Graduação do IAU. 

Como novidade desta edição da Recepção de Calouros do IAU, cuja programação foi organizada pelos alunos de graduação, houve a inclusão da Mostra de Trabalhos dos Alunos do IAU (M/IAU), e o oferecimento por parte do IAU de uma mesa-redonta como parte das atividades conjuntas do campus. Intitulada "Desafios da universidade pública no Brasil", ela contou com a participação da docente do IAU, Cibele Saliba Rizek, e do aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Leandro Gonçalves. 

A outra atividade agregada ao evento, o M/IAU, organizada pelos docentes, Luciano Costa e Camila Moreno de Camargo, e pelo doutorando, Rafael Gofinette, contou com a participação de um conjunto expressivo de alunos na sua montagem. Como parte das atividades da Mostra, houve uma visita guiada pela exposição, na qual os alunos veteranos mostraram os trabalhos aos calouros, e explicaram as disciplinas nas quais eles foram produzidos. A Mostra oferece uma excelente oportunidade para que a comunidade do IAU tenha um melhor conhecimento do que é produzido no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo. 

Confira, abaixo, as imagens** da Semana de Recepção aos Calouros do IAU:

*mais imagens disponíveis na página do IAU no Facebook e no Flickr

** crédito das imagens: Paulo Victor Souza Ceneviva