Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Exposição "Technopolitics Timeline"

Exposição-timeline--home

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) reapresenta a / entre os dias 22 de maio e 28 de junho. A Timeline foi exibida anteriormente em Viena (2015 e 2016), Berlim e Hong Kong (2017) e no XXII Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital, em São Carlos (2018).

Seu aspecto visual mais proeminente é uma Linha do Tempo, uma impressão de 20 x 1,5 metros, que traça a Sociedade da Informação a partir do ano 1900 até hoje e contém cerca de 500 entradas de eventos que contribuíram para o surgimento e transformação de nossa era. Essas entradas são organizadas em seis categorias horizontais e 12 tags verticais.

Uma camada contextual adicional é fornecida por três visualizações de rede das entradas da Linha do Tempo identificadas na Wikipédia multilíngue, as quais geram uma visão crowdsourcing sobre seus relacionamentos semânticos.

O desenvolvimento da Technopolitics Timeline, coordenada pelo coletivo Technopolitics Working Group sediado em Viena, ocorreu, desde o início, como um processo colaborativo para permitir que diferentes perspectivas coexistam dentro de uma estrutura unificada, mas aberta. Seu princípio de organização relativamente simples e sua estrutura modular permitem edições múltiplas e paralelas e reúnem diferentes perspectivas, que fazem reivindicações conflitantes de relevância para o desenvolvimento global da Sociedade da Informação. Um importante objetivo é investigar processos históricos de larga escala estruturados por paradigmas técnico-econômicos de um ponto de vista crítico e exploratório.

Em 2015, o grupo iniciou este projeto de pesquisa artística e apresentou a primeira versão na mostra coletiva Social Glitch, em Viena (com curadoria de Sylvia Eckermann, Gerald Nestler e Maximilian Thoman, Kunstraum Niederoesterreich). A Timeline v2.0 foi desenvolvida para uma exposição individual no MAK/Museum for Applied Arts, em Viena, em junho de 2016.

Em cooperação com o Transmediale, festival de arte da mídia, Technopolitics montou o Curated Knowledge Space na nGbK, Berlim, e organizou um dos principais painéis da conferência Transmediale na Haus der Kulturen der Welt (janeiro-fevereiro de 2017). Ainda em junho de 2017, Technopolitics apresentou o projeto Timeline no Connecting Spaces, em Hong Kong. A versão 4.0 foi exibida no XXII SIGraDi, em São Carlos, associada a um workshop de edição de entradas de informação, que resultará na versão 5.0 da Timeline.

Technopolitics Working Group (http://www.technopolitics.info/) é uma plataforma independente e transdisciplinar de artistas, jornalistas, pesquisadores, designers e desenvolvedores. Em 2009, Armin Medosch e Brian Holmes o criaram como um grupo de discussão on-line e desde 2011 formou-se um círculo, principalmente em Viena, que se reúne regularmente para palestras e discussões e produz conferências interdisciplinares, projetos de arte e pesquisa.

O grupo realizou mais de 20 encontros, nos quais artistas e pesquisadores apresentam e discutem seus projetos atuais. Desde 2014, as reuniões foram complementadas com um formato mais público, os Salões Tecnopolíticos, em locais de Viena e internacionalmente.

Serviço

Período da exposição: 22 de maio a 28 de junho, segunda a sexta, das 9h às 18h

Local: Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, Área 1, Campus de São Carlos

Mesa-redonda com os professores Anja Pratschke, David Sperling e Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP) e Moacir Pontes (ICMC-USP)

06 de junho, às 17h, Auditório do IAU/USP "Paulo de Camargo e Almeida"

Endereço: Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 13566-590 São Carlos SP

Realização: CCEx-IAU/USP e Technopolitics Working Group

Texto retirado de http://www.sigradi2018.iau.usp.br/index.php/technopolitics-timeline/

Imagem: Fotos da exposição realizada em Hong Kong (créditos: http://www.technopolitics.info/)

Previous Next
  • 1
  • 2
leia mais
Confira as atividades do IAU durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia   Oficina, workshop, palestra e exposição são as atrações promovidas pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, durante a Semana...
leia mais
leia mais
Café com Pesquisa: programação 2019 O Café com Pesquisa é um evento voltado à apresentação de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores vinculados ao Instituto de Arquitetura e...
leia mais
leia mais
IAU/USP abre inscrições em concurso para Professor Titular   _ Área de Conhecimento "Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia". O Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP está com inscrições...
leia mais
leia mais
Eleição dos representantes discentes de diversos Colegiados do IAU–USP   _ Ocorrerá no dia 06/11/2019, das 9h às 17h a eleição dos representantes discentes de diversos Colegiados do IAU–USP. 1....
leia mais
leia mais
Seminário Arquiteturas, Territórios e Tecnologias Africanas   _ O Seminário Arquiteturas, Territórios e Tecnologias Africanas, organizado pelo grupo de pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios,...
leia mais