Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Docente do IAU profere aula magna na Facultad de Arquitectura Diseño e Urbanismo da UNL, Santa Fé, Argentina

aula-Magna fadu manoel web

_ No âmbito da Cátedra de Estudios Latinoamericanos José Martí, a conferência "Os Equipamentos Públicos como Construção da Cidadania e Fortalecimento da Vida Urbana" aborda a produção do domínio público no espaço urbano, entendendo que o mesmo se desdobra no debate contemporâneo acerca da percepção, compreensão e valoração do espaço público (processos sócio espaciais mais estáveis, normativos, fisicamente determináveis) e do público (processos socioculturais mais eventuais, contingentes, imprecisos).

Na cidade contemporânea, fenômeno cultural que responde a parâmetros de uma era de transição, o espaço urbano permanece como produto e reprodutor da dinâmica que norteia seu tempo. Nesse contexto, a hipótese expressa que obras recentes da arquitetura de domínio público, determinantes do mesmo e promotoras de relações sociais que não são neutras ou uniformes, manifestam incongruências entre o conceito de espaço público e as práticas do público.

Por meio da análise das relações estabelecidas entre o espaço urbano e equipamentos culturais e de lazer, pondera-se o papel da arquitetura na tensão entre o conceito de espaço público e as práticas do domínio público. O contexto histórico de referência é a contemporaneidade definida pela imbricação de processos de escala planetária (globalização econômica, informatização e mediatização, supranacionalismos e migrações, dentre outros) e de escalas próximas (cisão do espaço urbano, segregação sócio física, vulnerabilidade ambiental, etc.).

clique aqui para ler a noticia publicada no site da FADU-UNL

imagem acima coletada no site da FADU-UNL