Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Ciclo de Debates LEAUC "Cidade(s): imaginários e perspectivas no mundo pós-pandêmico"

leauc julio-arroyo  web

_ nos próximos dias 15 e 29 de junho, às 17:00hs estaremos promovendo, articulado com uma série de eventos e atividades do IAU-USP, o Ciclo de Debates LEAUC "Cidade(s): imaginários e perspectivas no mundo pós-pandêmico".

Esses dois encontros propõem, sob diferentes perspectivas e contextos, refletirmos sobre potenciais desdobramentos da pandemia do Covid-19 no espaço urbano público, em suas práticas socioespaciais e padrões de sociabilização.

Questionando, de forma prospectiva, imaginários e visões de cidade(s), aspectos de dimensões contemporâneas na produção de um espaço urbano como commons, não como uma commodity (formulação originalmente apresentada por Elinor Ostrom, ganhadora do Nobel de Economia, em relação a produção do conhecimento), esses debates tem como eixo as pesquisas e reflexões de destacados colegas pesquisadores.

Dia 15 de junho, 17:00hs:

Julio Arroyo, Arquiteto. Professor de Projeto, Teoria e Crítica da Arquitetura e da Cidade Contemporânea. Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe, Argentina. Autor do livro 'Espacio púbico. Entre afirmaciones y desplazamientos'. Diretor Editorial Técnico Revista Arquisur.

Manuel Alberto Navarro, Doutor em Filosofia e Ciência Política. Professor Honorário, Facultad de Ciencia Política y Relaciones Internacionales, Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Diretor do Centro de Estudios Especializado: Problemáticas filosófico-políticas contemporáneas'. Autor do livro 'Deconstrucción del marxismo. Ontología polític'.

Moderação: Camila Guimarães. Pesquisadora do LEAUC.

Transmissão youtube/iauusp e Facebook (página do LEAUC)

No dia 29, também às 17:00hs, contaremos com a participação de Beatriz Toscano, Filósofa. Pesquisadora Associada e Docente, Institute for Sustainable Development, University of Applied Sciences Dusseldorf. Pesquisas com foco em Políticas Urbanas e Filosofia Social e Política. Carlos Tapia, Arquiteto. Pesquisador OUT_Arquias e Docente de Teoria e Composição Arquitetônica, Escuela Técnica Superior de Arquitectura, Universidad de Sevilla. Pesquisas com foco Pensamento Arquitetônico Contemporâneo, Visões e Imaginários da Cidade.

leauc julio-arroyo web

Moderação: Maíra Daitx. Pesquisadora do LEAUC.