Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

10+35+50_Urbanicidades 2020 - Cidades brasileiras: narrativas, imaginários e limiaridades

urbanicidades 2020 web

_ O Urbanicidades dá início em outubro de 2020 a uma série de três ciclos semestrais de cinema intitulada "Cidades brasileiras: narrativas, imaginários e limiaridades". A proposta da série é apresentar curtas, filmes e documentários que abordam culturas urbanas regionais brasileiras a partir de seus próprios registros cinematográficos. Para a seleção das películas, a curadoria considerou o retrato da produção e representações do imaginário da cidade e de seus territórios culturais e espaciais no Brasil.

No documentário a ser exibido no dia 06/10, às 17h30, a cena tecnobrega de Belém do Pará é retratada por meio de entrevistas com artistas pobres que gravam em estúdios de fundo de quintal. O documentário traz a relação entre o tecnobrega, também conhecido por tecnomelody, e a popularização da tecnologia a partir do final da década de 90 e discute a cadeia econômica que permeia essa produção. Gravado entre os anos de 2006 e 2009, mostra como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras. As entrevistas trazem falas de ídolos das aparelhagens, enormes sistemas de som que realizam festas itinerantes pelos bairros mais pobres da cidade, e que completam as cenas do documentário.

O evento será transmitido do canal do IAU-USP no YouTube (http://www.youtube.com/iauusp) e também aberto à participação pelo Google Meet ( https://meet.google.com/xwe-qpoc-moz )

 

urbanicidades 2020 cartaz web