Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Aluno do IAU tem projeto entre os finalistas do concurso BRICS International School

projeto-aluno-iau brics terceirolugar web

_ O projeto do aluno Marcelo Fernández Baca dos Santos, do curso de arquitetura e urbanismo do IAU, está entre os finalistas do concurso BRICS International School e agora está representando o Brasil junto com outros pesquisadores brasileiros.

Atualização: com a conclusão do programa e divulgação do resultado final da competição no dia 10/out/2020, o projeto do aluno Marcelo F. B dos Santos foi premiado com o TERCEIRO LUGAR.

Segue a descrição do concurso e do projeto:

O concurso faz parte da "BRICS International School" que foi comunicada pela Divulgação nº 122 / 2020 - Informe AUCANI. A BRICS International School é um programa científico e educacional único organizado pela Rússia, no papel de presidente atual do grupo BRICS, que visa treinar jovens especialistas em estudos do BRICS em campos políticos, econômicos, humanitários e outras áreas relevantes de interação nos cinco países – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ao longo desse programa os participantes irão receber mentoria, palestras e aulas magnas de especialistas internacionais nos mais diversos campos de cooperação entre os BRICS.

Para a seleção dos participantes, foi elaborado um concurso internacional chamado "Contest for BRICS Young Leaders" onde jovens dos cinco países apresentaram projetos, pesquisas ou artigos científicos sobre a situação dos BRICS na geopolítica internacional e possíveis soluções para os problemas de desenvolvimento apresentados pelo grupo. Os melhores projetos são classificados para a fase final do concurso, onde concorrem a bolsas e prêmios, e os autores são convidados a participar do BRICS International School.

Para participar do concurso, o aluno elaborou o projeto "Participatory methodologies and technological tools for urbanization of precarious settlements: a bridge between BRICS urban actors", onde propõe uma plataforma digital para que atores urbanos dos BRICS possam compartilhar suas experiências com metodologias de projetos participativos para urbanização de assentamentos precários, fortalecendo a própria atuação local através de cooperação internacional.

Marcelo foi selecionado entre os finalistas do concurso e agora está representando o Brasil junto com outros pesquisadores brasileiros na BRICS International School. Ao final do programa, dia 10 de outubro, serão divulgados os vencedores definitivos do concurso.

projeto-aluno-iau bricks cartaz web