Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Eleição dos representantes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico Administrativo do IAU

 eleicao

_ Conforme Portaria DIR.IAU No. 29, de 19 de outubro de 2.021, no período de 24/11/2021 a 26/11/2021, até as 17h do último dia, estarão abertas as inscrições para candidaturas dos representantes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico Administrativo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

O pedido de inscrição individual deverá ser formulado por meio de requerimento dirigido ao Diretor, devidamente assinado pelo inscrito e enviado ao Serviço de Assistência aos Colegiados do IAU, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ,

A eleição será realizada, em uma única fase, das 09:00 as 17:00 horas do dia 10/11/2021, exclusivamente por meio eletrônico de votação e totalização dos votos.

V Jornada Científica do LEAUC

 Jornada-LEAUC-2021 web

_ A Jornada Científica do LEAUC é parte dos eventos acadêmicos promovidos pelo Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). A Jornada tem como objetivo a interação e o diálogo entre pesquisadores e professores, internos e externos ao instituto, estabelecendo um espaço de formação e debate.

Ano a ano e com dinâmicas distintas, suas edições anteriores discorreram sobre as relações urbanas, a produção do espaço contemporâneo, seus métodos representacionais e narrativas. Para esta quinta edição o tema trabalhado será "Cidade e Equidade".

Nos últimos meses, o grupo vem discutindo as conformações do espaço urbano contemporâneo em relação ao conceito de "equidade". Em um contexto no qual o Estado cada vez mais abre mão de sua responsabilidade na produção de cidades, transferindo para a iniciativa privada a construção dos ideais, formas de gestão e distribuição de recursos, questões relativas ao direito à cidade, à privatização e ao controle do espaço público ganham relevância no cenário urbano atual.

O evento ocorrerá de forma remota, entre os dias 19 a 22 de outubro.

No dia 19, às 17h, será exibido o filme "Fronteriz@s", sessão que faz parte do ciclo de cinema Urbanicidades, também promovido pelo LEAUC. No dia 20, às 18h30, o professor Rodrigo Firmino (PUC-RS) fará uma exposição sobre o tema "Territórios Virais e Tecnopolíticas da Pandemia".

Ambas as atividades poderão ser acompanhadas pelo Youtube, com transmissão ao vivo pelo canal institucional do IAU-USP - https://www.youtube.com/iauusp 

Já nos dias 21 e 22 de outubro, das 9h às 13h, serão realizadas as mesas para apresentação dos trabalhos dos pós-graduandos dentro de dois subtemas: "Controle, Vigilância e Privatização" e "Direito à Cidade e Justiça Espacial". As mesas são compostas por pesquisadores de pós-graduação e dois professores debatedores. As mesas não serão transmitidas, mas é possível se inscrever para assisti-las por meio do cadastro no formulário: https://forms.gle/81DsRKKbVNAzUjSr5 

Esperamos a tod@s!

Participe e divulgue! Acompanhe nossa programação pelas nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/leauc.iau/ 
Facebook: https://www.facebook.com/LaboratoriodeestudosLEAUC 
Site: https://leauciauusp.wixsite.com/leauc-iauusp 

-

Resumo da Programação V Jornadas do LEAUC

URBANICIDADES

19/out, 17h: Exibição do filme "Fronteriz@s" e posterior debate com Ricardo Almeida (produtor do filme), Adriana Gonçalves (diretora do episódio La Sociedad) e Lívia Conduru. Moderação: Camila Moreno.
transmissão ao vivo pelo Canal do IAU no Youtube: https://www.youtube.com/iauusp 
cartaz Urbanicidades - Exibição do filme "Fronteriz@s" e posterior debate

PALESTRA:

20/out, 18h30h: Palestra de Abertura "Territórios Virais e Tecnopolíticas da Pandemia", Prof. Rodrigo Firmino (PUC-PR)
transmissão ao vivo pelo Canal do IAU no Youtube: https://www.youtube.com/iauusp 
cartaz Palestra de Abertura

MESAS:

21/out, 9h-13h: Realização da Mesa 01: "Controle, Vigilância e Privatização". Professores Convidados: Prof. Marcel Fantin (IAU USP) e Prof. Marcos Barcellos (UFABC) - cartaz Mesa 01
22/out, 9h-13h: Realização da Mesa 02: "Direito à Cidade e Justiça Espacial". Professores Convidados: Prof. Tomás Moreira (IAU USP) e Prof. Glauco Bienenstein (UFF RJ) - cartaz Mesa 02

VI Diálogos Franco-Lusófonos

seminario-franco-lusofonos web

_ de 08 a 10 de novembro de 2021 acontece o VI Seminário "Diálogos Franco-Lusónos - Espaço Público: Costumes, Desvirtuamento e Reivindicação".

chamada de resumos até 08 de outubro de 2021.

https://www.iau.usp.br/vi-dialogo-franco-lusofono/?lang=fr

 

seminario-franco lusofonos web

Eleição para representantes docentes junto a Comissão de Pós Graduação do IAU

 eleicao

_ Conforme Portaria DIR.IAU No. 25, de 24 de setembro de 2.021, no período de 25/10/2021 a 27/10/2021, até as 17 horas do último dia, estarão abertas as inscrições para candidaturas dos representantes docentes e respectivos suplentes para a Comissão de Pós-Graduação (CPG), do IAU.

As inscrições serão recebidas através de Requerimento de Inscrição, mediante vinculação (titular e suplente) no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A eleição será realizada, em uma única fase, das 09 às 17 horas do dia 10/11/2021, exclusivamente por meio eletrônico de votação e totalização de votos.

Eleições Discentes para os diversos Colegiados do IAU em 2021

 eleicao

_ Até às 17hs do dia 18 de outubro de 2021 serão recebidas, na Assistência Técnica Acadêmica, por email, inscrições para eleição de representante discente com mandato de 1 ano a partir de 02/01/2022, nos diversos colegiados do IAU.

A eleição será realizada no dia 29 de outubro de 2021, das 09h às 17h30min exclusivamente por meio de sistema eletrônico, conforme dispõe a Portaria DIR.IAU nº 24 de 15/09/2021.

Eleição para os seguintes colegiados:

1. Congregação:
· 01 representante e respectivo suplente de Graduação.
· 01 representante e respectivo suplente de Pós-Graduação.

2. Conselho Técnico-Administrativo (CTA):
· 01 representante e respectivo suplente de Graduação ou de Pós Graduação (o resultado desta representação será a soma dos votos computados das duas categorias).

3. Comissão de Graduação:
· 01 representante e respectivo suplente de Graduação.

4. Comissão de Pós Graduação:
· 01 representante e respectivo suplente de Pós Graduação.

5. Comissão de Pesquisa:
· 01 representante e respectivo suplente de Pós Graduação.

6. Comissão de Cultura e Extensão Universitária:
· 01 representante e respectivo suplente de Graduação.

Os interessados deverão enviar requerimento assinado cujo modelo pode ser baixado no site ou obtido no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. juntamente com:
1) Declaração de que o candidato é aluno regularmente matriculado no curso de graduação ou no programa de Pós Graduação do IAU, expedido pelo Serviço de Graduação e/ou Serviço de Pós Graduação.
2) Histórico Escolar (para alunos de graduação) ou Ficha do Aluno (para alunos de pós graduação), expedidos pelo Serviço de Graduação ou Serviço de Pós Graduação respectivamente.

Termo Deferimento Inscrições RDs 2021

Edital de abertura de inscrições - CCEx-IAU 01/2021

 edital-pub

_ Divulgamos o Edital de abertura de inscrições - CCEx-IAU 01/2021, que irá selecionar estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado para atuarem nos projetos da Comissão de Cultura e Extensão vinculados ao edital PRCEU 02/2021 - Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus Campi, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Período de inscrição:

Bolsas para estudantes de Graduação e Pós-Graduação*: até o dia 26 de setembro de 2021;
[*alunos de graduação e pós-graduação deverão estar regularmente matriculados nos respectivos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo.]
Bolsas de Pós-Doutorado: até o dia 20 de outubro de 2021.

A carga horária mínima será de 20 horas semanais para o desenvolvimento de atividades junto a um dos projetos abaixo:

A. Equidade urbana em territórios do precário: Ações sócio espaciais participativas em Paraisópolis, coordenado pelo Prof. Manoel Rodrigues Alves;
B. Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: Explorando a potência da pré-iniciação cientifica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos objetivos do desenvolvimento sustentável, coordenado pelo Prof. Dr. Marcel Fantin;
C. Cartilha da cidade: Cidadania para os cidadãos, coordenado pelo Prof. Dr. Miguel Antônio Buzzar;
D. Rios urbanos: Urbanização, meio ambiente e inclusão social, coordenado pelo Prof. Dr. Jeferson Cristino Tavares;
E. Melhoria do desenvolvimento acústico e térmicos das salas de aula do ensino fundamental no município de São Carlos – SP, coordenado pela Profa. Dra. Akemi Ino;
F. Memórias negras, coordenada pela Profa. Dra. Eulalia Portela Negrelos.

Todas as informações estão disponíveis no edital anexo.

Edital
Anexo 1
Anexo 2
Anexo 3
Anexo 4
Anexo 5
Anexo 6

Processo de seleção para ingresso no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

 pos IAU 2022 web

_ A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos, torna pública a abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Mestrado (ME) e Doutorado (DO) em Arquitetura e Urbanismo para ingresso em 2022, nas duas Áreas de Concentração do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, no período de 24 de setembro a 14 de outubro de 2021.

Mais informações disponíveis em: https://www.iau.usp.br/posgrad/index.php/pt-br/inicial

Portaria que regulamenta a eleição dos membros docentes (categorias Professor Doutor e Professor Associado) para a Congregação do IAU

 eleicao

_ A eleição será realizada, em uma única fase, das 9 às 17 horas do dia 16/11/2021, exclusivamente por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos.

As candidaturas serão recebidas, mediante vinculação (titular e suplente), no período de 09/11/2021 a 11/11/2021, até as 17 horas do último dia, no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , em formulário próprio (ver abaixo) dirigido ao Diretor, devidamente assinado pelos inscritos.

Portaria DIR IAU 23-2021

Portaria DIR IAU 26-2021 (retificação da portaria 23)

Formulário de inscrição

Eleição dos representantes docentes para a Comissão de Pesquisa do IAU

 eleicao

_ Conforme Portaria DIR.IAU Nº 22, de 02 de setembro de 2021, no período de 13/10/2021 a 15/10/2021, até as 17 horas do último dia, estarão abertas as inscrições para candidaturas para eleição dos representantes docentes e respectivos suplentes para a Comissão de Pesquisa (CPq) do IAU.

A inscrições serão recebidas através de formulário (baixe aqui), mediante vinculação (titular e suplente), no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A eleição será realizada, em uma única fase, das 9 às 17 horas do dia 22/10/2021, exclusivamente por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos.

Termo de deferimento das inscrições

Campanha "Mostre que você é parte da Memória do IAU"

 ArteProjetoMemoria 1 web

_ Como parte das comemorações dos 50 anos do programa de pós-graduação, 35 anos do curso de graduação e 10 anos da fundação do IAU USP, gostaríamos de contar com a participação dos alunos e ex-alunos para construção do acervo online MEMÓRIA IAU, por meio do envio de fotografias do período de sua formação no IAU.

Complementando as iniciativas anteriores do Projeto Memória, esta proposta busca imagens da experiência diária, vivida e registrada pelos alunos que passaram, tanto pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, como pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na USP de São Carlos. As imagens servirão para construir um panorama da história dos alunos de graduação do IAU, desde a criação do curso em 1985 até os dias atuais, por meio da montagem do acervo digital do Projeto.

Abaixo, seguem as especificações e o modo de envio de imagens.

O QUE ENVIAR: Imagens da vida universitária durante sua graduação ou pós-graduação, registros de sua passagem pelo curso e pelo programa. As fotografias podem contemplar, preferencialmente, um dos tópicos abaixo:
   . Cotidiano no campus e nas edificações do IAU
   . Viagens Didáticas
   . Apresentação de trabalhos e fotos de trabalhos, maquetes, desenhos
   . Encontros dos Estudantes (eventos, festas, congressos)
   . Outros

Pede-se que seja informado o autor, data (exata ou aproximada) em que a foto foi tirada, especificando principalmente o ano, local e se possível identificar as pessoas das fotos.

COMO ENVIAR:
Para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FORMATO:
Tipo de arquivo: png, jpg, jpeg
Resolução: livre
Imagens em menor resolução ou fora do formato especificado – como fotos de celular - serão aceitas.

PRAZO:
15 de Outubro de 2021.

Obs.: O envio do e-mail implica no reconhecimento da cessão de uso da imagem para o Projeto Memória.
Esperamos a colaboração de todos para construir um acervo coletivo da história e da memória do IAU USP e valorizar as trajetórias individuais de seus integrantes ao longo dos últimos 35 anos.

 

ArteProjetoMemoria 2 web

Sessões de apresentação dos trabalhos do 29º SIICUSP

 29-SICUSP-2021 web

_ Convidamos todos a assistirem as sessões de apresentação dos trabalhos do 29º SIICUSP – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA USP, organizado pelo IAU. O evento irá ocorrer nos dias 06 e 20 de outubro, das 14 h às 18 h.

Temos 58 trabalhos inscritos, sendo 50 do IAU e 08 de outras instituições nacionais, agrupados em 23 sessões. Verifique a programação aqui: https://www.iau.usp.br/siicusp/programacao-geral/

Os links do Youtube estarão disponíveis em breve na página do evento.

O SIICUSP é organizado e promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com o apoio das Comissões de Pesquisa.

Chamada de trabalhos para a Edição Temática da Revista Risco sobre Jorge Caron - PRAZO PRORROGADO PARA 15-08-2021

risco jorge-caron  web

_ A Revista Risco lança chamada para artigos que serão publicados em sua Edição Temática dedicada ao arquiteto Jorge Caron (1936-2000).

prorrogação de prazo envio de artigos conforme as normas da Revista Risco: 15/08/2021

Profissional polivalente – arquiteto, designer, cenógrafo, artista plástico, educador – Caron, assim como outros arquitetos da geração pós-Brasília, teve produção significativa e relevante e ainda tem sua obra pouco estudada. É assim que a Edição Temática da Risco pretende divulgar parte de sua produção, de escritos a desenhos e projetos, reunindo textos e depoimentos de colaboradores das mais diversas áreas, para a qual convidamos estudiosos e pesquisadores da Arquitetura brasileira que enviem seus trabalhos.

Como parte das comemorações do biênio 2020-2021, que celebra os 10 anos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, 35 anos do seu curso de graduação e 50 anos do seu programa de pós-graduação, o IAU-USP realizou em agosto de 2020 o "Colóquio Arquiteto Jorge Osvaldo Caron", que permitiu a revisão de seu perfil profissional interdisciplinar, bem como seu legado amplo e diverso, ao rememorá-lo nos 20 anos de seu falecimento. Dando continuidade aos trabalhos, depoimentos e reflexões que então foram apresentados por ex-colegas, ex-alunos e pesquisadores, a Edição Temática da Revista Risco sobre Caron pretende não apenas se debruçar sobre sua produção múltipla, mas também situá-la no contexto cultural e político dos anos 1960 a 2000, contrapondo-a a outras produções nos campos da Arquitetura e do Urbanismo e de seu ensino, como também em relação à cenografia e às artes plásticas.

O experimentalismo foi característica presente nos múltiplos projetos de Caron, em seus figurinos e cenários, nas suas soluções construtivas, no design de objetos e mobiliário, em suas residências e, em especial, no projeto da Torre da TV Cultura na cidade de São Paulo, importante marco na paisagem paulistana, além do monumento ao ex-combatente instalado na Praça Carlos Gardel, próximo ao Parque do Ibirapuera, também na cidade de São Paulo. Em sua atuação político-cultural junto a instituições profissionais, em especial o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo, Caron dedicará parte importante de sua trajetória profissional ao ensino de Arquitetura e Urbanismo, tendo se destacado como idealizador de experiência pedagógica inovadora na formação de arquitetos e urbanistas, como no curso que criou junto à Faculdade de Belas Artes de São Paulo, no período 1979-1984.

Parte da Edição Temática, cujo lançamento está previsto para o primeiro quadrimestre de 2022, consistirá na reunião de textos e projetos de Caron, publicados em revistas, jornais e boletins, além de material inédito de seu acervo, que está sob os cuidados da Biblioteca do IAU-USP. Outra parte consistirá em depoimentos e ensaios apresentados durante o Colóquio de agosto de 2020. Das contribuições esperam-se estudos e reflexões acerca da produção arquitetônica do período histórico vivenciado pelo arquiteto, buscando-se a construção de um quadro que contribua para contextualizar sua obra, contemplando diálogos, conflitos e debates ao longo de sua trajetória.

Da produção de Caron, pretendemos publicar uma pequena coletânea de seus textos, projetos de arquitetura, de cenografia e figurino, de mobiliário, o plano do campus universitário da Unesp em Botucatu, desenhos, gravuras e pinturas. Também serão incluídos depoimentos e artigos sobre aspectos da trajetória profissional de Caron escritos por participantes do Colóquio. Além de artigos sobre a trajetória profissional de Caron e seu contexto político-cultural, objetos desta chamada, resenhas de livros sobre outros arquitetos do período serão bem-vindos.

Com a Edição Temática da Revista Risco sobre Jorge Caron espera-se não apenas a divulgação de sua obra, suscitando novos estudos a respeito, mas também a divulgação de estudos e pesquisas em andamento ou já concluídos, de modo a colocar em evidência um arquiteto, urbanista e professor com uma trajetória profissional ímpar e criativa, engajada politicamente em uma perspectiva crítica, humanista e transformadora.

Data limite para envio de artigos conforme as normas da Revista Risco:
30 de junho de 2021 - prorrogada para 15/08/2021

Amanda Saba Ruggiero e Carlos Roberto M. de Andrade – Editores Associados da Edição Temática da Revista Risco sobre Jorge Caron
São Carlos, 29 de março de 2021.

cartaz 1
cartaz 2