Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

impressao 3d argila web

Impressão 3D com argila: demonstração, desafios e vivências
3D printing with clay: demonstration, challenges and experiences

Docentes responsáveis: Amanda Saba Ruggiero e Simone Helena Tanoue Vizioli

Dia: 19.08.2022 Sexta - Feira
Horário: 14:30h
Local: Laboratório de Construção Civil IAU-USP
Transmissão pelo canal do IAU USP no youtube https://www.youtube.com/iauusp

Palestrantes 

Claire Warnier
Co-fundadora do escritório Unfold e professora no Departamento de Pós-Graduação da Academia de Design de Eindhoven.Graduada na Academia de Design de Eindhoven 2002, Mestrado em Artes pela universidade de Ghent. 
Graduated at the Design Academy Eindhoven, department of Man and Identity in 2002 and received a Master of Arts (M.A.) at the University of Ghent in 2008. Besides Unfold she works as a mentor at the Masters Department at the Design Academy Eindhoven and previously held positions at Colorado State University, USA; LUCA School of Arts, university college of art and design, BE and Z33, art center in Hasselt, Belgium
https://www.lostfinds.org 
https://www.unfold.be

Dries Verbruggen 
Co-fundador do escritório Unfold e professor no Departamento de Pós-Graduação da Academia de Design de Eindhoven. Graduada na Academia de Design de Eindhoven.
Graduated at the Design Academy Eindhoven, department of Man and Living in 2002. Besides Unfold he works as a mentor at the Masters Department at the Design Academy Eindhoven and previously held positions at Colorado State University, USA; LUCA School of Arts, university college of art and design, BE and at the ICT & Media Design department of the Fontys University of Applied Sciences, NL.
https://www.lostfinds.org 
https://www.unfold.be

Anita Ekman
Artista visual e performance brasileira. 
Anita Ekman is a visual artist, performer, curator and researcher. Her research in the fields of archaeology and Indigenous and African slavery in the Amazon and Atlantic rainforests (reflected in her artworks), has been recognised by institutions such as Harvard, Tufts and Indiana University for its pioneering importance.  
https://www.anitaekmanartist.com/

Francisco dos Santos Ekman Simões
Graduado em Imagem e Som pela UFSCar, proprietário da Tora Tambores, e atua como bolsista Extensão no País pelo CNPq - EXP-B.
Bachelor in Image and Sound from the Federal University of São Carlos (2006). Experience in Arts, Music, education and technology, digital fabrication and collaborative culture. Educator in non-formal spaces, complementation projects and after school hours, child and youth support entities, Culture Points and Pontões, Social Service of Commerce - SESCs. Extension fellow the WASH Program - Workshop for Software and Hardware Aficionados at CNPq. Producer of handmade musical instruments, founder of Tora Tambores.
http://lattes.cnpq.br/3289760750672839

 

feira usp e as profissoes 2022 webDATA

Em sua 16ª edição, a Feira USP e as Profissões é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP) destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. O objetivo é ajudar os jovens estudantes na tarefa de escolher uma profissão.

A Feira retorna este ano ao formato presencial e ocorrerá na Praça do Relógio, na Cidade Universitária – Campus Butantã e a participação é gratuita.

O IAU estará lá, com apresentações de professores sobre o curso, conversa com alunos sobre o cotidiano da vida na universidade e em São Carlos. Não perca!

Outras informações e inscrições a partir da 2º quinzena de agosto: https://uspprofissoes.usp.br/feira-usp-e-as-profissoes/

 

iauzada 1

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, receberá, entre os dias 1º e 31 de agosto, as inscrições para o concurso destinado à obtenção do título de livre-docente junto ao IAU. Os interessados podem concorrer dentro das seguintes áreas do conhecimento:

· Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo

· Representação e Linguagem

· Projeto de Arquitetura e de Urbanismo

· Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia

As inscrições deverão ser feitas pelo site uspdigital.usp.br/gr/admissao. Para participar, os candidatos devem ainda apresentar requerimento dirigido ao diretor do IAU, contendo dados pessoais e a área de conhecimento desejada. O modelo de requerimento pode ser acessado em anexo. Para informações sobre prazos, provas e documentações, confira o edital completo do concurso.

Mais Informações
Assistência Acadêmica do IAU/USP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (16) 3373-9314

025 curso difusão cartaz

A partir desta segunda-feira, 1º, estão abertas as inscrições para o novo Curso de Difusão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, intitulado "Forma Urbana e Bem Estar: Ambiente, Saúde e Biologia''. O curso será realizado em formato remoto, sempre nas terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, do dia 13 de setembro ao dia 20 de outubro.

Com 50 vagas disponíveis, a iniciativa trata da estrutura e distribuição de espaços na cidade e sua relação com questões ambientais e biológicas. Isso porque, na arquitetura, esse conjunto de características da cidade é chamado de forma urbana e guarda relação com muitos aspectos biológicos. Um exemplo são os insetos e outros animais e organismos transmissores de doenças. Naturalmente, estes assuntos da biologia se relacionam com a saúde pública e são afetados pelo saneamento ambiental.

O público alvo do curso são os líderes de Paraisópolis e de outras comunidades, agentes de distintas organizações que desenvolvam ações de formação e educativas, além de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Durante a realização do curso, por meio de dinâmicas sugeridas, será proposta a reflexão coletiva sobre marcos de referência específica, objetivando a co-criação de conhecimentos ligados à problematização e construção de questões associadas à forma urbana, saúde pública e ambiente.

A ideia principal é a de apresentar um campo teórico transdisciplinar que articule as discussões de questões da forma urbana, biológica e de saúde pública na reflexão sobre a equidade urbana. Os responsáveis por ministrar o curso serão: Álvaro Abdalla (EESC-USP); Ana Maria Navas (Universidad de Los Andes); Camila Ferreira Guimarães (IAU - Uniube); Camila Moreno de Camargo (IAU - USP); Carlos Arturo Navas (IB-USP); Luciano Bernardino Costa (IAU-USP); Manoel Rodrigues Alves (IAU - USP); Marcel Fantin (IAU USP); Marcelo Montaño (EESC-USP); Paula Marques Braga (IAU-USP).

Para participar, basta acessar o sistema Apolo da USP, escolher a unidade do IAU e selecionar o curso. Se desejar saber mais detalhes, acesse o programa completo do curso.

025 curso difusão cartaz 1

cartografiaspretas

No dias 2, 9, 18, 23 e 30 de agosto, o Sesc São Carlos e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP realizarão o curso Cartografias Pretas, que irá tratar sobre casas e quintais negros urbanos como patrimônio cultural afro-brasileiro do interior de São Paulo. Gratuito, o curso foi desenvolvido pela professora Joana D’Arc de Oliveira, com supervisão da professora Eulalia Portela Negrelos no âmbito do Pós-doutorado no IAU. 

O objetivo da iniciativa é oferecer formação em metodologias para a realização de mapeamentos da cultura afro-brasileira e divulgar os conteúdos levantados nas cidades que já foram estudadas. A pesquisa vem registrando a cultura afro-brasileira presente nas casas e nos quintas negros do interior paulista, destacando os saberes ancestrais desses povos preservados nestes espaços. Congregando arquitetura, cultura, raça e cotidiano à pesquisa, a iniciativa descortina facetas das histórias pretas nas cidades de São Carlos, Araraquara, Americana e Piracicaba.  

Aberto aos interessados em geral, o curso será realizado sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, na sala multiuso do Sesc. A exceção fica por conta do dia 18, única aula marcada para uma quinta-feira, mas com o mesmo horário dos outros dias. Ministrado por pesquisadores e alunos do IAU, o curso terá a presença de moradores convidados da cidade de São Carlos.

Com 20 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas através do site do Sesc São Carlos ou na Central de Atendimento. Integram o projeto e o curso os seguintes alunos de graduação do IAU: Fabiana Oliveira Palmeira, Márcio Antonio Lino Júnior, Maria Júlia List Rizato, Vitor Daniel Menck e Gerlânia Bezerra Costa.

 

Difusão Site 1

A partir desta segunda-feira, 25, estão abertas as inscrições para o Curso de Difusão “Imagem e Cidade: Fotografia, Educação e Sociedade”, ministrado pelo professor Luciano Bernardino da Costa. O curso é oferecido pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos.

Com 25 vagas disponíveis, o curso seguirá com inscrições abertas até o dia 8 de agosto. Os interessados devem preencher o formulário disponível no sistema Apolo da USP. As aulas serão realizadas no IAU, em formato presencial, nos dias 17, 24 e 31 de agosto e nos dias 14, 21 e 28 de setembro, sempre das 18h30 às 21h. Os participantes irão receber certificado referente às 15 horas estudadas.

Os objetivos da iniciativa buscam promover a reflexão sobre diferentes caminhos de produção contemporânea em fotografia, pensadas sob a noção ampliada de “imagem”; apresentar e discutir imagens que configuram campos de experimentação artística e pedagógica tendo questões urbanas, sociais e culturais como tema; compartilhar e trocar experiências práticas com fotografias e imagens desenvolvidas pelos participantes do curso; e fomentar, ampliar e fundamentar estratégias artísticas e pedagógicas com imagens em desenvolvimento.

O curso é voltado para os interessados que atuam como propositores culturais, educadores de escolas públicas ou privadas, graduandos e pós-graduandos que utilizam e experimentam a imagem frequentemente em seus trabalhos e pesquisas na cidade de São Carlos e região.

Visita monitorada2022 site

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, estará aberto ao público para a realização de visitas monitoradas nos dias 29 e 30 de agosto. A iniciativa, vinculada ao Programa USP e as Profissões, visa ampliar o acesso do público às atividades da Universidade.

Oferecidas de forma gratuita, as visitas monitoradas são direcionadas aos estudantes do ensino médio e dos cursos pré-vestibulares que estão em processo de escolha de carreira para ingresso no ensino superior. Serão realizadas palestras e conversas com professores, alunos e funcionários do IAU e os visitantes também poderão visitar os ateliês, Laboratórios de Modelos e Maquetes, Fabricação Digital e Desenho Livre Digital.

Ao todo, são disponibilizadas 90 vagas para cada tarde e as inscrições - individuais ou em grupo - podem ser feitas a partir do dia 1º de agosto através do site do Programa USP e as Profissões.

Programa aproxima estudantes da estrutura universitária

O Programa USP e as Profissões, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, reabriu durante o mês de junho o agendamento de visitas monitoradas gratuitas às suas unidades de ensino, institutos de pesquisa e outros órgãos, como centros de cultura e museus.

A iniciativa é um complemento à Feira USP e as Profissões, promovida anualmente pelo Programa. O diferencial, no entanto, é o contato direto que os estudantes podem ter com os locais onde são ministrados os cursos e desenvolvidas as pesquisas da Universidade, o que permite ver salas de aula, laboratórios, simuladores e outros espaços, além de interagir com a comunidade local das faculdades e ver de perto as suas rotinas. 

A programação estava suspensa desde março de 2020, quando foram impostas restrições de eventos presenciais com a chegada da pandemia de Covid-19. Para 2022, além da reabertura destes agendamentos, o programa também volta a promover, após dois anos, a feira de profissões em formato presencial, prevista para o segundo semestre no campus de São Paulo.

iaucapa

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, em conjunto com o Núcleo Docomomo São Paulo e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (UNIP), em Araraquara, realizará o 8º Seminário Docomomo São Paulo, com o tema "A Arquitetura e o urbanismo modernos e os acervos". O evento é gratuito e ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em formato remoto.

O tema do seminário busca refletir e debater sobre a relação que se tornou acalorada no contexto brasileiro com a recente retirada de importantes acervos e documentos da nossa arquitetura e urbanismo modernos. Diante do expressivo aumento da musealização dos desenhos de Arquitetura e Urbanismo, a partir dos anos 1970, acelerada com a criação de seções especializadas em museus de artes plásticas e dos centros de documentação de arquitetura, essa documentação vem adquirindo maior valor no mercado da cultura e das artes, como parte de um processo de globalização e mercantilização desses segmentos. 

Nesse sentido, é urgente debater o papel das instituições públicas e privadas, a preservação dos acervos no país, bem como as práticas e políticas existentes para sua salvaguarda e difusão, além do direito à informação. 

Para isso, o evento contará com três sessões temáticas, que irão propor discussões referentes a esta temática e também à preservação dos acervos de arquitetura e urbanismo no Brasil. Além disso, serão realizadas mesas redondas com a presença de especialistas que irão discutir temas relevantes e atuais dentro desses contextos.

As inscrições são realizadas pela plataforma de gestão de informação do evento. Para mais informações, acesse o site oficial do seminário.

iau

iaucapa

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, em conjunto com o Núcleo Docomomo São Paulo e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (UNIP), em Araraquara, realizará o 8º Seminário Docomomo São Paulo, com o tema "A Arquitetura e o urbanismo modernos e os acervos". O evento é gratuito e ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em formato remoto.

O tema do seminário busca refletir e debater sobre a relação que se tornou acalorada no contexto brasileiro com a recente retirada de importantes acervos e documentos da nossa arquitetura e urbanismo modernos. Diante do expressivo aumento da musealização dos desenhos de Arquitetura e Urbanismo, a partir dos anos 1970, acelerada com a criação de seções especializadas em museus de artes plásticas e dos centros de documentação de arquitetura, essa documentação vem adquirindo maior valor no mercado da cultura e das artes, como parte de um processo de globalização e mercantilização desses segmentos. 

Nesse sentido, é urgente debater o papel das instituições públicas e privadas, a preservação dos acervos no país, bem como as práticas e políticas existentes para sua salvaguarda e difusão, além do direito à informação. 

Para isso, o evento contará com três sessões temáticas, que irão propor discussões referentes a esta temática e também à preservação dos acervos de arquitetura e urbanismo no Brasil. Além disso, serão realizadas mesas redondas com a presença de especialistas que irão discutir temas relevantes e atuais dentro desses contextos.

veja a programação completa

iau

02 2 CURSO BACIA

A partir da próxima segunda-feira (27), o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, abrirá as inscrições para o curso de difusão “Bacia do Gregório: paisagem, projetos e políticas”. A Comissão de Cultura e Extensão do IAU é a responsável pela realização do curso, que será realizado em formato híbrido entre os dias 20 de agosto e 3 de setembro. 

Coordenada pela professora Luciana Bongiovanni Martins Schenk, a iniciativa terá carga horária de oito horas. Ao todo, serão disponibilizadas 45 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho pelo sistema Apolo da USP.  Podem participar do curso integrantes de associações de bairro, ONGs, coletivos, professores do ensino médio e a população em geral. 

Confira as datas das aulas:

- 20 de agosto (sábado) - 9h-11h / modalidade remota (Google Meet)
- 27 de agosto (sábado) - 9h-11h / modalidade remota (Google Meet)
- 2 de setembro (sexta-feira) 18h-20h / modalidade presencial - Local: IAU-USP
- 3 de setembro (sábado) - 9h-11h / modalidade presencial - LOCAL: Auditório do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP

Texto: Assessoria de Comunicação do IAU/USP

02 2 CURSO BACIA 1

22noIAU web

Dando sequência às atividades do __22noIAU, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, realizará uma série de eventos neste mês de maio. A programação terá como foco o "Ciclo de Debates: construção e reconstrução de um projeto de nação", composto por duas conferências magnas e quatro mesas-redondas. As solenidades ocorrerão nos dias 4, 18 e 25 de maio, sempre no período da tarde.

A abertura se dará através de uma Conferência Magistral do Campus USP São Carlos, às 14h do dia 4, com o tema "A construção estética de um povo: os três modernismos brasileiros e seus colapsos". O debate será liderado pelo Prof. Dr. Vladimir Safatle (FFLCH-USP), com mediação do Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP), e será realizado no formato híbrido, com transmissão no Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima (EESC) e pelo canal do IAU-USP no YouTube.

No dia 25, que marca o encerramento das atividades do mês de maio, haverá duas mesas-redondas e ambas serão sediadas no auditório Paulo de Camargo Almeida. A primeira, terá como tema a trajetória da arquitetura moderna no Brasil; a segunda, abordará o direito à cidade e à habitação social.

O __22noIAU faz parte da iniciativa Ciclo 22, organizada pela Universidade de São Paulo (USP), que visa comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil e o Centenário da Semana de Arte Moderna e do Movimento Modernista. O evento possui um conjunto de atividades que visam discutir o legado da nossa modernidade, bem como o futuro que se deseja construir para o país.

A programação, no IAU, foi iniciada no último mês de março e se estenderá até o dia 30 de novembro deste ano. Confira todos os detalhes e a programação completa do próximo mês:

IAU MAIO

Dia 4 de maio

14h - Conferência Magistral do Campus USP São Carlos (organização conjunta com o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Campus USP São Carlos - GCACEx): 

"A construção estética de um povo: os três modernismos brasileiros e seus colapsos" 

Prof. Dr. Vladimir Safatle (FFLCH-USP), com mediação do Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP)

Local: Auditório Luiz Gastão de Castro Lima (EESC-USP), com transmissão pelo Canal do IAU-USP no Youtube

 

16h - Lançamento do Projeto Memória IAU

Prof. Dr. Joubert Lancha (IAU-USP)

Prof. Dr. Miguel Buzzar (IAU-USP)

Prof. Dr. Jeferson Tavares (IAU-USP)

Local: Auditório Luiz Gastão de Castro Lima (EESC-USP), com transmissão pelo Canal do IAU-USP no Youtube

 

16h30 - Conferência Magna conjunta do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: "Arquitetura como Produção"

Prof. Dr. José Lira (FAU-USP), com mediação do Prof. Dr. Fábio Lopes de Souza Santos (IAU-USP)

Local: Auditório Luiz Gastão de Castro Lima (EESC-USP), com transmissão pelo Canal do IAU-USP no Youtube

-

Dia 18 de maio

14h - Mesa-redonda 1 – Entre a autonomia e o engajamento: como as artes pensaram o Brasil

Prof. Dr. Agnaldo Farias (FAU-USP) e Prof. Dr. Fábio Lopes de Souza Santos (IAU-USP)

Local: Auditório Paulo de Camargo Almeida, com transmissão pelo Canal do IAU-USP no Youtube

 

16h - Mesa-redonda 2 -  Historiografias da arquitetura moderna: o lugar do Brasil

Prof. Dr. Hugo Segawa (FAU-USP) e Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira Martins (IAU-USP)

Local: Auditório Paulo de Camargo Almeida, com transmissão pelo Canal do IAU-USP no Youtube

-

Dia 25 de maio

14h - Mesa-redonda 3 -  A trajetória da arquitetura moderna no Brasil: outros olhares 

Profa. Dra. Fernanda Fernandes (FAU-USP) e Prof. Dr. Miguel Buzzar (IAU-USP)

Local: Auditório Paulo de Camargo Almeida, com transmissão pelo Canal do IAU-USP no Youtube

 

16h - Mesa-redonda 4 -  Direito à cidade e Habitação Social: uma modernização inconclusa

Prof. Dr. Nabil Bonduki (FAU-USP) e Profa. Dr. Eulalia Portela Negrelos (IAU-USP)

Local: Auditório Paulo de Camargo Almeida, com transmissão pelo Canal do IAU-USP no Youtube

 

20h - Concerto USP Filarmônica

Local: Teatro Municipal de São Carlos

-

Para conferir a programação completa do __22noIAU, acesse o nosso site.

URBANICIDADES 2022 imagem WEB

Movimento cultural de assimilação crítica das vanguardas artísticas europeias, a Semana de Arte Moderna de 1922 mostrou diferentes formas de se pensar a cultura brasileira. Inspirado no marco deste centenário, o Ciclo de Cinema e Debate "Urbanicidades", em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão do IAUUSP, propõe, ao longo de 2022, pensar sobre as heranças deste movimento artístico nacional e refletir sobre suas projeções para o futuro, sempre a partir do cenário brasileiro atual.

Intitulado “Repensando Brasis”, esta nova série terá como fio condutor a reflexão acerca das identidades nacionais sob o ponto de vista da contemporaneidade. Para isso, irá se dividir em dois momentos. No primeiro semestre deste ano, exibiremos o módulo “Retratos do Brasil”, que discute algumas identidades nacionais trazidas pela Semana de 1922 e de que forma elas ecoaram para as décadas seguintes. Já no segundo semestre, exibiremos o módulo “Brasis de hoje e de amanhã”, que vai apresentar películas críticas sobre movimentos identitários e o atual modo de produção da cidade. Esse momento de debate intenta fazer uma prospecção dos rebatimentos da Semana de 22 neste tema para os próximos anos.

Dentre os filmes e documentários selecionados para esta série estão:

Macunaíma (1969), Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969),Bye Bye Brasil (1980), Vaidade (2003), Aquarius (2016) e AmarElo - É Tudo Pra Ontem (2020).

As sessões ocorrerão sempre às terças-feiras, com a partição de dois convidados externos para discutirmos o tema. As sessões terão início às 18h e serão transmitidas pelo Canal do IAU-USP no YouTube. Esperamos vocês!

URBANICIDADES 2022 modulo1 web

URBANICIDADES 2022 modulo2 web

22noIAU web

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao Centenário da Semana de Arte Moderna e do Movimento Modernista, a Universidade de São Paulo está organizando, por meio de suas Unidades de Ensino, um conjunto de atividades – denominado Ciclo 22 – com o intuito de discutir o legado da nossa modernidade,  bem como o futuro que se deseja construir para o país.

O IAU-USP, somando-se a esta iniciativa, está programando uma série de eventos – entre os quais um ciclo de debates, composto por  duas conferências magnas e 4 mesas redondas reunindo um professor e um ex-professor do IAU, o ciclo de cinema Urbanicidades “Repensando Brasis, e atividades relacionadas  às Semanas de Recepção aos Calouros, de Arquitetura e Urbanismo (SEMANAU) e de Pós-graduação em AU (Semapós), e ao Café com Pesquisa – no intuito de pensar os limites do nosso processo de modernização,  de formação e desmanche do projeto nacional, bem como o papel da arquitetura, do urbanismo e das artes na construção de um outro Brasil.

Compõe ainda a programação a Temporada de Concertos da USP Filarmônica, co-organizada com o Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus USP São Carlos.

Programação completa: https://www.iau.usp.br/culturaeextensao/index.php/__22-no-iau/
Notícia portal USP: http://www.saocarlos.usp.br/ciclo-de-eventos-da-usp-explora-legados-e-perspectivas-de-22/
Portal Ciclo 22: https://ciclo22.usp.br/ 

 

enanparq 2022 web

 

_ site do evento: https://www.iau.usp.br/enanparq2022/index.php/chamadas/ 

 

enanparq 2022 cartaz web 

 iau cursos difusao 2022 web

_ O IAU-USP abre seu Programa de Cursos de Difusão 2022 com o objetivo de divulgar conhecimentos e técnicas a interessados.

São 9 cursos focados em técnicas construtivas, conforto ambiental das edificações, fotografia e meios audiovisuais para representação urbana, processos de produção das cidades e das paisagens.

. Cursos
. Cronograma

iau cursos difusao 2022 mosaico web

 iau cursos difusao 2022 cronograma web

livre-docencia

_ O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, receberá, entre os dias 1º e 31 de março, as inscrições para o concurso destinado à obtenção do título de livre-docente junto ao IAU. Os interessados podem concorrer dentro das seguintes áreas do conhecimento:

• Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo
• Representação e Linguagem
• Projeto de Arquitetura e de Urbanismo
• Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia

As inscrições deverão ser feitas pelo site uspdigital.usp.br/gr/admissao. Para participar, os candidatos devem ainda apresentar requerimento dirigido ao diretor do IAU, contendo dados pessoais e a área de conhecimento desejada. O modelo de requerimento pode ser acessado neste link. Para informações sobre prazos, provas e documentações, confira o edital completo do concurso.

Mais Informações:
Assistência Acadêmica do IAU/USP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (16) 3373-9314

 ArteProjetoMemoria 1 web

_ Como parte das comemorações dos 50 anos do programa de pós-graduação, 35 anos do curso de graduação e 10 anos da fundação do IAU USP, gostaríamos de contar com a participação dos alunos e ex-alunos para construção do acervo online MEMÓRIA IAU, por meio do envio de fotografias do período de sua formação no IAU.

Complementando as iniciativas anteriores do Projeto Memória, esta proposta busca imagens da experiência diária, vivida e registrada pelos alunos que passaram, tanto pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, como pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na USP de São Carlos. As imagens servirão para construir um panorama da história dos alunos de graduação do IAU, desde a criação do curso em 1985 até os dias atuais, por meio da montagem do acervo digital do Projeto.

Abaixo, seguem as especificações e o modo de envio de imagens.

O QUE ENVIAR: Imagens da vida universitária durante sua graduação ou pós-graduação, registros de sua passagem pelo curso e pelo programa. As fotografias podem contemplar, preferencialmente, um dos tópicos abaixo:
   . Cotidiano no campus e nas edificações do IAU
   . Viagens Didáticas
   . Apresentação de trabalhos e fotos de trabalhos, maquetes, desenhos
   . Encontros dos Estudantes (eventos, festas, congressos)
   . Outros

Pede-se que seja informado o autor, data (exata ou aproximada) em que a foto foi tirada, especificando principalmente o ano, local e se possível identificar as pessoas das fotos.

COMO ENVIAR:
Para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FORMATO:
Tipo de arquivo: png, jpg, jpeg
Resolução: livre
Imagens em menor resolução ou fora do formato especificado – como fotos de celular - serão aceitas.

PRAZO PRORROGADO:
31 de Janeiro de 2022.

Obs.: O envio do e-mail implica no reconhecimento da cessão de uso da imagem para o Projeto Memória.
Esperamos a colaboração de todos para construir um acervo coletivo da história e da memória do IAU USP e valorizar as trajetórias individuais de seus integrantes ao longo dos últimos 35 anos.

 

ArteProjetoMemoria 2 web