Evento conta com mais quatro filmes a serem exibidos. Em 2024, o Urbanicidades traz à tona questões do atual contexto urbano, que é marcado por desafios relacionados ao clima e a movimentos de (des)territorialização.
O filme A Flor e o Buriti, lançado em 2023 sob a direção de João Salaviza e Renée Messora, é o escolhido para a abertura do 12º Ciclo de Cinema Urbanidades 2024, realizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos (SP).
A exibição da obra será na terça-feira, dia 10 de setembro, às 18h30, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (Auditório do IAU).
A discussão a ser realizada após o filme será mediada pelas professoras Aline Fonseca Iubel, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Carolina Akemi, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Sinopse
Em 1940, duas crianças Krahô encontram um boi na floresta, perto da aldeia, prenunciando um massacre pelos fazendeiros locais. Em 1969, filhos dos sobreviventes foram forçados a integrar uma unidade militar na Ditadura. Hoje, os Krahô seguem resistindo em sua terra marcada por antigas e novas ameaças.
O que é o Urbanicidades?
Com o tema “Resistir, Recontar, Transformar”, em 2024, o Urbanicidades traz à tona questões do atual contexto urbano, que é marcado por desafios relacionados ao clima e a movimentos de (des)territorialização.
O evento apresenta, por um lado, histórias de resistência acerca dessas temáticas, desde a vivência de povos originários e suas dificuldades particulares, o retrato da periferia urbana paulistana atual contemporânea e o enfrentamento de comunidades ameaçadas por decisões políticas, e, por outro, visões de sensibilidade urbana ou de urbanidades segregadoras.
A partir dos filmes que serão apresentados, que não apenas retratam conflitos e desafios, mas também interrogam resiliências e sensibilidades urbanas na busca por espaços mais justos e inclusivos, os participantes pensarão sobre o papel deles na transformação das cidades, questionando como habitam esses espaços e como são moldados por eles.
O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC), um dos grupos de pesquisa do IAU. A participação no evento é gratuita e aberta ao público. Haverá emissão de certificados àqueles que participarem de mais de três sessões do Urbanicidades.
Programação Urbanicidades 2024:
SETEMBRO:
10 de setembro de 2024 – Filme: A Flor de Buriti (João Salaviza e Renée Messora)
17 de setembro de 2024 – Filme: Visionários da Quebrada (Ana Carolina Martins)
OUTUBRO:
22 de outubro de 2024 – Filme: Lavra (Lucas Bambozzi)
29 de outubro de 2024 – Filme: Some Kind of Heaven (Lance Oppenheim)
NOVEMBRO:
07 de novembro de 2024 – Filme: Dias Perfeitos (Wim Wenders)