Menu fechado

IAU realiza 1ª Viagem Didática de servidores técnico-administrativos a São Paulo

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) realizou a sua primeira viagem didática voltada exclusivamente para servidores técnico-administrativos. O projeto, elaborado pelo Assistente Acadêmico do Instituto, Bruno Sevciuc, contou com a participação de 16 servidores e foi conduzido pelo próprio Diretor do IAU, Prof. João Marcos de Almeida Lopes, e teve o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP.

O principal objetivo da iniciativa foi aproximar os servidores técnico-administrativos da atividade-fim do Instituto – a arquitetura e o urbanismo – proporcionando-lhes uma experiência de aprendizado e interação direta com o corpo docente. A viagem buscou ampliar o repertório dos servidores sobre temas fundamentais da área e promover uma maior integração com a missão do IAU-USP, fortalecendo o vínculo entre as atividades-meio e a formação de alunos.No dia 19/11, o Prof. Paulo Fujioka deu uma aula preparatória para a viagem didática, com a história e arquitetura dos prédios, ícones históricos e monumentos da cidade de São Paulo.

Durante a programação, o grupo visitou marcos arquitetônicos e culturais da cidade de São Paulo, como o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), o Parque do Ibirapuera e suas construções icônicas, o Instituto Moreira Salles, o Conjunto Nacional, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Casa das Rosas. As visitas contaram com aulas conduzidas por docentes do IAU: o próprio Diretor do IAU, que deu uma aula sobre o Planetário do Ibirapuera e toda a arquitetura do Conjunto Nacional na Avenida Paulista, o Prof. Marcelo Suzuki, que explicou in loco o projeto do MASP, de Lina Bo Bardi, e o Prof. Paulo Fujioka, que abordou tanto a história da arte no MASP quanto a arquitetura e história da Casa das Rosas, onde o evento foi encerrado com um café.

O projeto teve um caráter inovador ao tratar os servidores como “alunos especiais”, oferecendo uma formação voltada para o enriquecimento de seu conhecimento sobre arquitetura e urbanismo. Além disso, a iniciativa promoveu o bem-estar e o desenvolvimento profissional, alinhando-se às diretrizes da PRIP, que visam integrar saúde mental, bem-estar social e formação contínua.