VII Mostra USP Ecofalante | URBANICIDADES 2025

O ciclo Urbanicidades integra a programação da VII Mostra USP Ecofalante, consolidando a parceria entre o LEAUC e a iniciativa da universidade que se articula em torno de cinema, meio ambiente, sociedade e cultura. Com isso, as sessões ampliam o alcance de debates já presentes no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, fortalecendo atividades de extensão que buscam integrar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Neste contexto, convidamos para a exibição do documentário
“GIG – A Uberização do Trabalho” (2019, 60 min), dirigido por Carlos Juliano Barros e Caue Angeli, que será apresentada no auditório do IAU USP, em São Carlos, no dia 07 de outubro (terça-feira), às 17h30.

O filme investiga os impactos da chamada “uberização” nas relações de trabalho, acompanhando trajetórias de motoristas e entregadores de aplicativos. Ao revelar as novas formas de controle, os mecanismos de flexibilização e a precarização das condições laborais, o documentário traz à tona desafios centrais para compreender o mundo do trabalho no século XXI.

São convidados para essa sessão:

Profa. Cibele Saliba Rizek (IAU-USP)

  • Prof. Bruno Modesto Silvestre (ESEF/UPE)
  • Mediação: Prof. Manoel Rodrigues Alves (IAU-USP)

O encontro pretende abrir espaço para refletir sobre as interseções entre cidade, tecnologia e modos de vida, discutindo os efeitos das plataformas digitais sobre o trabalho, a organização social e a experiência urbana contemporânea.

📍 Local: Auditório do IAU USP – São Carlos
📅 Data e horário: 07 de outubro (terça-feira), às 17h30
🎟 Entrada gratuita e aberta a todas as pessoas

Venham para essa sessão de cinema e debate! Fica aqui o convite, esperamos vocês!

Boa sessão.

×