3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL “REPRESENTAR – 2015”

– Os seminários internacionais REPRESENTAR mantém, desde sua origem, um caráter multi-institucional, aspecto que tem funcionado como revigorante gerador de propostas e de experiências compartilhadas. O I Seminário contou com a participação das universidades São Judas Tadeu (de São Paulo) e Autónoma Metropolitana (da Cidade do México); o II Seminário, com a iniciativa inédita de cinco instituições de ensino superior (quatro brasileiras: USP, USJT, UPM, SENAC; e uma da República Argentina: FADU-UNL) que somaram esforços e iniciativas, capital humano e pedagógico, recursos físicos e de pesquisa, para dar continuidade à proposta de criação e consolidação de um amplo campo internacional de estudos sobre um importante tema, que é inerente e imprescindível à compreensão e à concepção da arquitetura, do urbanismo e do design: as representações.

O III Seminário Internacional “Representar” propõe agora uma nova modalidade de integração web apoiada nessa prática instituída de colaboração entre centros de pesquisa em vários países. A edição 2015 envolverá o desenvolvimento de diferentes atividades previstas simultaneamente em várias universidades internacionais. Durante o mês de novembro as instituições parceiras, de Brasil, Chile, México e Portugal, promoverão, de forma concomitante, atividades de reflexão e debate sobre as representações na Arquitetura, no Urbanismo e no Design. Seguindo a experiência acumulado nos seminários anteriores serão desenvolvidos primeiramente os workshops e na sequência uma mesa-redonda de discussão geral sobre as experiências e resultados dos mesmos. Pretende-se que a mesa seja configurada como vídeo conferencias de forma a permitir a troca das diferentes abordagens e dos questionamentos levantados em cada discussão por todos os participantes nas diferentes sedes do evento. Assim, as atividades em cada uma das sedes serão gravadas e difundidas via web, para compartilhamento posterior, transmitidas em tempo real. Ao reunir diferentes pensadores, críticos, historiadores, teóricos e profissionais, de vários países e instituições, com visões e posturas variadas e abrangentes sobre o tema, espera-se que não só se intensifiquem as discussões, como também se assegure a diversidade das tendências e das óticas que se debruçam sobre os temas entrelaçados das representações, envolvendo o projeto, produção e a pesquisa.

Como parte da programação do evento, haverá, no IAU-USP, nos dias 05 e 06 de novembro de 2015 (9h00 – 17h00), o workshop “Oferendas” – Jogo-performance, tendo como responsáveis os professores David M. Sperling, Fábio L. S. Santos, Joubert Lancha, Luciano B. Costa, Paulo Castral, Ruy Sardinha Lopes e Simone Tanoue Vizioli.

informações gerais e sobre inscrições/vagas disponíveis para o workshop “Oferendas”:
– http://representar2015.blogspot.com.br/p/blog-page_26.html

informações gerais sobre o III Seminário Internacional “REPRESENTAR – 2015”:
– http://representar2015.blogspot.com.br/