XX Congresso SIGraDi

O XX Congresso SIGraDi será realizado no dia 9, 10 e 11 de novembro de 2016 em Buenos Aires, Argentina. Ele está sendo organizado pela Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires e do Centro Cultural San Martin. O primeiro Congresso da SIGraDi foi em Buenos Aires em 1997, este ano voltamos para a mesma cidade para celebrar o 20º Congresso. Nós convidamos você a participar desta ocasião especial de celebração e comemoração, progresso e novos projetos.

O tema escolhido “Crowdthinking” revela a inquietação dos pesquisadores em relação ao trabalho colaborativo, inteligência distribuída e pesquisa coletiva, mas, principalmente, sobre o pensamento transdisciplinar como uma construção baseada na multiplicidade e diversidade. Todos estes temas são essenciais e importantes não somente nas áreas do design e da arquitetura, mas também em áreas emergentes das ciências humanas e artes.
Atualmente, o projeto colaborativo é considerado como um dos elementos chaves para a mudança das cidades e da sociedade. Na sua génese manifesta a noção de que o mundo que nos rodeia é inadequado para muitas das necessidades da sociedade e de que a partir deste desenho pode ser melhorado. A investigação coletiva, combinada com inteligência distribuída, desenvolvimento social sustentável, pesquisa em design de ponta, teorias e estratégias computacionais geram uma parceria de pesquisa com base na participação e cognição de problemas complexos. Propõe-se uma abordagem em que os resultados das experiências podem construir um modelo, definir ou aplicar axiomas e levar a um resultado da aplicação destes. Em outras palavras, mapear desde os axiomas a situações reais de projeto e seguir suas consequências. Também inclui pesquisas para chegar à conjecturas dos processos, à criação de modelos computacionais e ao comportamento resultante do projeto do sistema.
Por outro lado, a necessidade de achar soluções para melhorar a qualidade de vida da sociedade e para o desenvolvimento sustentável, inclui preocupações sobre a integração do contexto físico e cultural das cidades, a educação em massa e a inclusão de desenho paramétrico, fabricação e prototipagem digital, e BIM como um sistema que organiza e assegura a correspondencia entre o desenho urbano físico com a proposta de arquétipos sustentáveis. Estas são algumas das preocupações onde a tecnologia vem oferecendo soluções apartir de pesquisas para melhorar o processo de projeto, integrando informações de forma paramétrica aos elementos da gráficos digital com indicadores. Essa integração permite que os diferentes profissionais de projeto possam trabalhar em conjunto sobre o mesmo modelo, com base em simulações, materializações e avaliações sobre dados mais aproximados à realidade, otimizando recursos. Projetos com maior responsabilidade social e ambiental pode ser alcançado através da integração no ensino e na prática profissional desta nova forma de projetar. Em relação à importância do tema para o ensino, antecipa-se um amplo intercâmbio que irá promover a auto-avaliação e reformulação dos paradigmas educacionais.

Veja Mais:http://sigradi2016.org/index.php/2016/BuenosAires