A cidade (ainda) precisa de você: Urbanismo tático na cidade de São Paulo, entre os ativismos e as lógicas de gestão urbana.

Publicação de Nayara Benatti, Ana C. M. D. Felizardo e David Sperling no I Seminário Internacional Urbanismo Biopolítico, Belo Horizonte.


Resumo:
Enquanto espaço de representatividade e, portanto, de lutas entre diferentes grupos e ideais, a forma de se construir e ocupar a cidade é objeto de constante – e atual – disputa. Este trabalho tem como objeto a discussão sobre ações urbanas empreendidas na cidade São Paulo – A Batata Precisa de Você, Paulista Aberta, e Parklets – em meio a um cenário de debates sobre o direito à cidade, mobilidade urbana, acesso à cultura e lazer no espaço urbano, tomando como marco as manifestações de 2013, passando por formas recentes de gestão urbana e, por fim, apontando contradições inerentes à sua incorporação por lógicas do urbanismo neoliberal.

Palavras-chave: Direito à Cidade; Largo da Batata; Paulista Aberta; Parklets; Gestão Urbana; Urbanismo Neoliberal

Veja a publicação na íntegra: https://www.academia.edu/38015797/A_cidade_ainda_precisa_de_voc%C3%AA._Urbanismo_t%C3%A1tico_na_cidade_de_S%C3%A3o_Paulo_entre_os_ativismos_e_as_l%C3%B3gicas_de_gest%C3%A3o_urbana