Mulheres no graffiti: perspectivas da prática em contexto metropolitano

Defesa de Mestrado de Ana Luisa Silva Figueiredo

Data: 26.04.2019.

Banca:
Ruy Sardinha Lopes (Presidente)
Aline Coelho Sanches Corato
Ana Gabriela Godinho Lima
Andréia da Silva Moassab

Resumo:
Entende-se graffiti como um fenômeno urbano por excelência. Cena, espaço e sociabilidades, em determinado espaço de tempo configuram certas territorialidades. Por meio de interlocução com quatro grafiteiras traçou-se uma área de estudo que relaciona as cidades de Diadema e Embu das Artes em relação a capital São Paulo dentro de uma cena feminina de graffiti. Com estudos de caso e pesquisa de campo, foram estudadas a vida, processos de trabalho, posicionamento e relações entre quatro grafiteiras e seus trabalhos nesta cena. Ao se identificarem enquanto mulheres negras, foram trabalhadas as questões gênero, raça e classe no âmbito do feminismo interseccional e buscou-se aporte teórico no que dizem as feministas negras, sobretudo as brasileiras. Discute-se também a presença das mulheres nas cenas do graffiti tanto no Brasil como no exterior e, como, por meio dos feminismos elas se relacionam com o fenômeno e membros de diferentes gerações. Atualmente os grupos e redes que se formaram ao longo dos últimos anos estão utilizando o graffiti como ferramenta para discutir questões mais amplas e as mulheres, em processo de empoderamento, se colocam para disputar espaços de poder dentro da cena. Assim, essas mulheres de raças, classes, idades e sexualidades distintas traçaram e continuam a contribuir para a história do graffiti em São Paulo, não somente nas ruas, mas em espaços de educação, debate e decisão.

Palavras-chave: Feminismos; Gênero; Graffiti; Interseccionalidades; São Paulo

FIGUEIREDO, Ana Luísa Silva. Mulheres no graffiti: perspectivas da prática  em contexto metropolitano. 2019. Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

Link da Dissertação: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-09092019-092839/pt-br.php