A ‘participação’ entre as artes de mídia da década de 1970, a net art e a arte em tempos de redes sociais

Participação de Rafael Goffinet de Almeida no IV Encontro de Pesquisas em História da Arte – EFLCH/UNIFESP. 


Participação no evento como comunicador.

Data: 11-15/11/2019

Local: UNIFESP – Guarulhos.

Resumo:
O texto reúne notas para uma investigação crítica sobre a “participação” entre as promessas inauguradas nos primeiros anos da Internet e seu processo de colonização na chamada web 2.0. Para tanto, explora a mudança de discurso observada entre duas exposições paradigmáticas sobre a arte no contexto das tecnologias digitais, organizadas por ZKM Center for Art and Media entre os anos de 2001 e 2003: a celebração do otimismo com as possibilidades comunicativas dos primeiros anos da Internet, presente em “net_condition”, dá lugar ao pessimismo de “CTRL[SPACE]: Rhetorics of Surveillance from Bentham to Big Brother”. Confrontando alguns dos principais trabalhos reunidos em cada exposição – como os de Dan Graham, expoente da neovanguarda estadunidense dos anos 1970; do coletivo net.art, precursor da primeira geração de net-artistas; e de formações mais recentes, como o Institute for Aplied Autonomy –, lançaremos luz sobre os conflitos existentes entes seus discursos e suas práticas. Ao final, são questionadas as contradições dos novos modelos de organização sociocultural baseados nas tecnologias de comunicação; da formação e a atuação de redes de ativismo; e os atuais limites impostos pela privatização deste novo ambiente tecno-social.

Palavras-chave: Participação; Net Art; Artes de Mídia; Espacialidades contemporâneas; Tecnopolíticas.