Atlas do Chão no South Designs for Planetary Futures

O projeto Atlas do Chão integra uma das seis equipes selecionadas pelo edital internacional South Designs for Planetary Future.

Uma entrevista com os curadores, Kenny Cupers and Laura Nkula-Wenz, sobre a proposta e os selecionados pode ser vista no site koosArch.

Atlas do Chão compõe, com Labtek Apung, ‘Re-Health’ collective, Floating University Berlin, a proposta “Projetar com o Planeta. Conectando zonas ribeirinhas de luta em São Paulo, Jacarta e Berlim”.

Rios urbanos em cidades como Jacarta, São Paulo e Berlim há muito funcionam como artérias para o transporte de recursos extraídos, tornando-se veias abertas de poluição industrial. Dessa forma, as hidrovias canalizadas e seus ecossistemas aquáticos evidenciam os legados tóxicos da expansão urbana, da colonialidade e da extração capitalista. Enquanto isso, coletivos dessas cidades estão experimentando novas formas de conviver com as águas urbanas degradadas, gerando novos saberes e dispositivos de “cura planetária” (Escobar, 2022). No entanto, experimentos urbanos auto-organizados tendem a ser precários, muitas vezes operando de forma isolada e com recursos materiais escassos.
Para superar essas questões, o projeto visa construir aprendizado mútuo e ajuda mútua entre três zonas urbanas ribeirinhas de luta. Uma nova infraestrutura auto-organizada é co-projetada para canalizar conhecimentos práticos sobre dispositivos de teste de qualidade da água da Labtek Apung em Jacarta; contramapeamento e visualização de legados coloniais do Ground Atlas em São Paulo, e; formas experimentais de coabitação multiespécie na Universidade Flutuante de Berlim.