Apresentação Atlas do Chão – Constelação Independente

DAU/PUC-Rio e o IAU-USP convidam para a apresentação do Atlas do Chão e da Constelação Independente.


Atlas do Chão é um experimento contracartográfico/historiográfico que honra o chão como um arquivo do mundo e como um ser vivo.

É um sítio digital pensado ao mesmo tempo como um conjunto aberto – expansível e potencialmente infinito – de mapas, um arquivo e um sistema constelar de imagens – constituído por pontos críticos e georreferenciados.

Seu objetivo é mapear e tornar visível criticamente processos de urbanização, territorialização e desterritorialização que permanecem de algum modo inscritos no chão hoje, em diferentes contextos histórico-culturais e geopolíticos (não necessariamente produzidos hoje mas de algum modo legíveis hoje, como “pegadas” deixadas pela ação humana ao longo do tempo). 

Constelação Independente é formada por 200 pontos que evocam e problematizam o processo de independência do Brasil e seus desdobramentos contemporâneos. 200 pontos fincados no mapa, que configuram múltiplos nexos de sentido, não por alinhamentos cronológicos, mas por associações e montagens no tempo e no espaço. 200 pontos escavados na matéria das (im)permanências e (in)dependências que as histórias escrevem e as geografias desenham.

QUINTA  27/10/2022 – 18h30

Ed. Metro – PUC-Rio

Auditório Paulo de Camargo Almeida – IAU-USP 

@atlasdochão 

www.atlasdochao.org