pessoas

JULIANA CRIVELLI
Desde agosto de 2014, participa do programa de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), desenvolvendo uma pesquisa sobre jogos em blocos tridimensionais como sistemas lúdicos interativos na educação patrimonial sob a orientação do Professor Joubert J. Lancha. E-mail: juliana.crivelli@usp.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/88053058685036125
FLÁVIA MASSARO FONSECA
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e membro do grupo de pesquisa N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade. Bolsista PIBIC de fevereiro de 2013 a julho de 2013 com trabalho intitulado “A representação gráfica na revista
LUIS PEDRO SOQUETTI
Desde agosto de 2014, participa do programa de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), desenvolvendo uma pesquisa sobre jogos em blocos tridimensionais como sistemas lúdicos interativos na educação patrimonial sob a orientação do Professor Joubert J. Lancha. E-mail: luis.soquetti@usp.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/1093075364888165    
GUILHERME QUINILATO BALDESSIN
Desde agosto de 2014, participa do programa de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), desenvolvendo uma pesquisa sobre jogos de modelos tridimensionais em papel como sistemas lúdicos interativos na educação patrimonial sob a orientação do Professor Paulo Cesar Castral. E-mail: guilherme.baldessin@usp.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/0525714750159638
AMANDA COSTA SPERANCIN
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e bolsista pesquisadora do N.ELAC (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagens em Arquitetura e Cidade). Durante o primeiro semestre de 2013 foi monitora da disciplina Projeto I-A e, a partir do segundo semestre de 2014,
SIMONE HELENA TANOUE VIZIOLI
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado (1998) e doutorado (2006) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor (RDIDP) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – São Carlos. Atua principalmente nas seguintes áreas: representação e linguagem
PAULA RAMOS PACHECO
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Atuou como monitora das disciplinas SAP737 e SAP738 (Desenho para Arquitetura I e II) durante o ano de 2011 e desenvolveu pesquisa intitulada “O desenho no processo projetivo: estudo das representações gráficas de Paulo Mendes da Rocha” (financiada pela
ÉRIKA MIWA OKUSHIGUE GHISOLFI
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, ingressante em 2010 e membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC-IAU-USP). Desde agosto de 2012 faz parte da pesquisa “Patrimônio arquitetônico, design e educação: desenvolvimento de sistemas interativos lúdicos (jogos educativos em meio digital” do Programa Aprender com Cultura e Extensão,
RENATA CECÍLIA GONÇALVES
Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo, ingressante no ano de 2011, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, Campus São Carlos. No primeiro semestre letivo de 2012 ingressou como membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC-IAU.USP), realizando atividades como monitora da disciplina Desenho de
CARLOS EDUARDO BRUEL WELLICHAN
Graduando em Arquitetura e Urbanismo, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e pesquisador do N.ELAC. Desde agosto de 2015 participa do Programa Unificado de Bolsas de Estudo, desenvolvendo uma pesquisa sobre abordagem semiótica do processo perceptivo em desenhos de observação, sob a orientação do Professor Paulo César Castral. lattes: http://lattes.cnpq.br/2195212317013203
PAULO YASSUHIDE FUJIOKA
Arquiteto formado pela FAU-USP (1985), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com Mestrado (1996) e Doutorado (2004) em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU-USP, área de concentração “Estruturas Ambientais Urbanas”. É Professor Doutor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da
FERNANDA GOMES CAMPOS
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela EESC [Escola de Engenharia de São Carlos], da Universidade de São Paulo [2007], com Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação, pelo SENAC-MG [2013]. Estagiou no programa Pró-salas na USP-São Carlos, de 2005 a 2007. Tem experiência na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em desenvolvimento
EDUARDO AUGUSTO DA COSTA CORDEIRO
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Bolsista do Programa Unificado de Bolsas desde 2015, desenvolve pesquisa sob orientação do Professor Doutor Gilvaldo Medeiros, investigando através da fotografia a relação entre conjuntos habitacionais de interesse social e o desenho do espaço público na cidade de São
PAULO CÉSAR CASTRAL
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo
GABRIELA FARSONI VILLA
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e membro do grupo de pesquisa N.ELAC. Desenvolveu, de 2011 a 2012 o programa PEEG (Programa de estímulo ao ensino de graduação), atuando como bolsista e monitora da disciplina Desenho de Arquitetura I e II SAP737 e SAP378, sob
ISABELLE MARIA MENSATO DA SILVA
Graduada na área de Arquitetura e Urbanismo no IAU USP. Desenvolveu pesquisas relacionadas a Representação e Ensino com a utilização de ferramentas digitais (tablets) para desenvolvimento de desenhos a mão livre. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5079877638174176 Facebook: https://www.facebook.com/isabelle.mensato   Publicações ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS | Didáctica proyectual y entornos postdigitales : prácticas y reflexiones en
JÉSSICA SALMASO
Graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo, em 2014, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU.USP e membro do N.ELAC. Bolsista de iniciação científica PIBIC-RUSP, desenvolveu durante o período de agosto de 2012 a julho de 2013 o projeto de pesquisa “O uso do modelo físico e digital nos processos de
RENAN SANTOS GOMEZ
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e bolsista pesquisador do N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade. Desde agosto de 2012, é bolsista pelo PIBIC, desenvolvendo pesquisa sobre a cor como elemento decisivo na percepção psicofisiológica e
MIRANDA NEDEL
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e membro do n.ELAC, Núcleo de Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade, pertencente à mesma instituição de ensino. Bolsista PIBIC-CNPq de agosto de 2011 a julho de 2012 com projeto de iniciação científica intitulado: “A elaboração do
CRISTIANA MONTEIRO TORRES
Graduanda desde 2010 em Arquitetura e Urbanismo no IAU – USP campus São Carlos e membro do grupo de pesquisa N.ELAC. Bolsista PIBIC-CNPq de agosto de 2012 a julho de 2013 com o trabalho “A percepção da cidade e o processo projetual no desenho de Aldo Rossi”, no qual enfoca-se na obra de Aldo Rossi
JÉSSICA RAGONHA
Graduada no ano de 2014 em Arquitetura e Urbanismo no IAU – USP campus São Carlos e membro do grupo de pesquisa N.ELAC. Bolsista PIBIC-CNPq de agosto de 2011 a julho de 2012 com trabalho intitulado “O uso da maquete física como ferramenta de leitura do patrimônio cultural”. De agosto de 2012 a dezembro do mesmo ano,
BEATRICE VOLPATO
Desde agosto de 2014, participa do programa de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), desenvolvendo uma pesquisa sobre jogos em blocos tridimensionais como sistemas lúdicos interativos na educação patrimonial sob a orientação do Professor Joubert J. Lancha.   E-mail: beatrice.volpato@usp.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/9384945996319335
BEATRIZ RIBEIRO
Graduanda no curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e membro do grupo de pesquisa N.ELAC. Em 2012, bolsista PIBIC com a pesquisa: “Diários Gráficos: mediação do desenho nas percepções do cotidiano”. E-mail: beatriz2.ribeiro@usp.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/3811703118483107 Facebook: https://www.facebook.com/beatriz.ribeiro.140 Publicações DESENHO E PENTIMENTO O ERRO COMO ESTRATÉGIA PERCEPTIVA
MATEUS SEGNINI TIBERTI
MATEUS SEGNINI TIBERTI​ mateus_tiba@yahoo.com.br | lattes Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2013). Em 2012, sob orientação do Prof. Dr. Paulo César Castral desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica intitulada “Diários Gráficos de Dan Eldon: maneiras de representar o mundo”. Nesta foram estudados e caracterizados
GEOVANA RODRIGUES DUARTE
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) desde 2014 e bolsista pesquisadora do N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade. Desde agosto de 2014, participa do programa de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
JÚLIA COELHO KOTCHETKOFF
Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2013, pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP). Durante a graduação realizou iniciação científica com bolsa CNPQ e estágio supervisionado em um escritório de arquitetura e engenharia. Desde o início de 2014 está cursando pós-graduação (mestrado) na mesma instituição, na área de Teoria e História, sob a
TIFFANY LIU
Aluna de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos da Universidade de São Paulo, ingressada em 2011. Bolsista de iniciação científica, Pró-reitoria de Pesquisa (PIBIC – RUSP), 2012 . E-mail: tiffany.liu@usp.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5443989215928636   Publicações  COLAGEM DIGITAL E SUAS APLICAÇÕES NO CADERNO DE VIAGEM | GRAPHICA 2013
CRISTIANO GIANSANTE
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos da Universidade de São Paulo, desde 2013. Membro do grupo N.ELAC,  Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade, desde maio de 2013, com uma pesquisa relacionada a Fotomontagem Surrealista Brasileira, financiado pela Bolsa Tutoria Científico
DANIELA ZAVISAS HLADKYI
Mestranda no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU.USP), sob orientação do Prof. Dr. Joubert José Lancha (IAU.USP) e da Profª. Dra. Madalena Pinto da Silva (FAUP, Portugal). Participante do N.ELAC, desenvolve a pesquisa “A prática de desenho livre no ensino de arquitetura e urbanismo” com o apoio do CNPq. É
GIULIA CARVALHO LANCINI
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e bolsista pesquisadora do N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagens em Arquitetura e Cidade, bolsista PIBIC-CNPq de agosto de 2013 a julho de 2014 com projeto de iniciação científica intitulado “Brunelleschi e o desenho
ANA LUIZA GAMBARDELLA
Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e membro do grupo de pesquisa N.ELAC. Desenvolveu, em 2011, pesquisa financiada pelo programa Santander intitulada “A Função Social das Imagens Produzidas por Geraldo de Barros.” e, atualmente, desenvolve pesquisa financiada pela FAPESP intitulada “Geraldo de
RENAN LEITE ANTIQUEIRA
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e bolsista pesquisador do N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade. De agosto de 2014 a agosto de 2015 participou do programa de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
JOÃO GONÇALVES NETO
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e bolsista pesquisador do N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade. Desde agosto de 2014, participa do programa de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), desenvolvendo
RENATO TAMOKI FIGUEIREDO
Graduando no curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e membro do grupo de pesquisa N.ELAC. Em 2013, foi bolsista do programa de iniciação científica do Santander com a pesquisa “Estudo comparativo entre as novas ferramentas digitais utilizadas no desenho à mão livre´’ orientada pela
JOUBERT JOSÉ LANCHA
Arquiteto e Urbanista pela FAU/PUC-Campinas (1985), concluiu o mestrado e o doutorado (1999) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Em 2008 obteve o título de Livre Docente junto a Universidade de São Paulo com o trabalho intitulado “Os textos de Palladio”, e coordenou a primeira tradução para o português do I Quatro
LÍVIA CAMARGO MARINELLI
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo desde 2012 pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos, e membro do grupo de pesquisa N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagens em Arquitetura e Cidade. Foi bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial de março de 2013 a fevereiro de
ANNA LAURA PEREIRA ROSSI
Graduanda no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e membro do grupo de pesquisa N.ELAC. Bolsista de iniciação pelo CNPQ, com a pesquisa “O Danteum de Terragni” de 2013 a 2014.
GABRIEL BRAULIO BOTASSO
Mestrando em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG/IAU.USP), São Carlos, e pesquisador do N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade, pertencente à mesma instituição de ensino. Sob financiamento da FAPESP
MARIANA CARLOTO
Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) da Universidade de São Paulo, em São Carlos. Foi integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC-IAU.USP) durante o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre de 2013, período em que realizou
TATIANA DE OLIVEIRA CHILETTO
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo desde 2012 pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e pesquisadora do N.ELAC – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade. Desde Setembro de 2014, bolsista do programa de Iniciação Científica da FAPESP, desenvolvendo uma pesquisa sobre a arquitetura
JULIANA CAVALARO CAMILO
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e mestra em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Integra o programa de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU/ USP. Atualmente é docente do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal
IVANÓE DE CUNTO
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1984), especialista em Teoria e Ensino de Arquitetura pelo Centro Universitário Filadelfia (1995) e mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Doutorando em Tecnologia da Arquitetura pela Escola de Arquiteura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP)de São
JONAS DOS SANTOS VEIGA
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e bolsista pesquisador do N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagens em Arquitetura e Cidade. Desde o primeiro semestre de 2014, sob orientação da Profa. Dra. Simone Helena Tanoue Vizioli, é bolsista do Programa Ensinar
ANA LAURA ASSUMPÇÃO
Graduanda no curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e membro do grupo de pesquisa N.ELAC. Em 2011 foi bolsista do Programa Ensinar com Pesquisa, com a pesquisa Cadernos de Viagem: práticas de ensinagem em desenho de observação para a formação de arquitetos e urbanistas.
ANA CAROLINA HIDALGO ARAÚJO
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). É bolsista pesquisadora pelo N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade, cujas pesquisas realizadas visam compreender a utilização do desenho a mão à livre como forma de investigação na formação dos alunos