Comissão de Pesquisa

Instituto de Arquitetura e Urbanismo

As Atividades Acadêmicas Complementares (AACs) são atividades obrigatórias que, além de contemplarem o processo ativo de participação do estudante na construção de seu currículo com foco na formação profissional e de cidadão comprometido com a comunidade onde atua, visam privilegiar o enriquecimento e a complementação da formação profissional, científica, social e cultural do estudante, nas áreas de ensino e formação sociocultural; responsabilidade social e interesse coletivo; pesquisa e formação profissional; extensão e aperfeiçoamento.

As AACs devem ser realizadas pelos estudantes ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU (CAU-IAU). São consideradas obrigatórias apenas para os estudantes que ingressaram no CAU-IAU a partir do ano de 2020.

Cada estudante deverá integralizar uma carga horária de 150 horas, ou seja, cinco créditos-trabalhos, em AACs. Para isso, o estudante poderá desenvolver atividades de acordo com seu interesse e afinidade, nas seguintes modalidades/vertentes:

  • Atividades Acadêmicas Complementares de Graduação/Ensino.
  • Atividades Acadêmicas Complementares de Cultura e Extensão Universitária.
  • Atividades Acadêmicas Complementares de Pesquisa.


A solicitação de cadastro de AACs deverá ser feita pelo estudante no Sistema Júpiter Web, por meio do menu Requerimento → Atividades Acadêmicas Complementares.
A Portaria Interna PRG nº 135, de 08/03/2021, em seu Artigo 4º, descreve todo o processo, desde a solicitação do registro das AACs pelo estudante até a análise e deliberação do Colegiado competente.

A Pró-Reitoria de Graduação também disponibilizou um tutorial aos estudantes para orientá-los na solicitação do registro de AACs.

A Normativa Interna CG, CCEx e CPq - IAU N° 01/2021, dispõe sobre os procedimentos internos estabelecidas pela Comissão de Graduação (CG), da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e da Comissão de Pesquisa (CPq) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo para a análise e o cadastro das AACs.