Comissão de Pesquisa

Instituto de Arquitetura e Urbanismo

        

 O Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas – NEC-USP trata das transformações espaciais, culturais e artísticas que têm caracterizado o mundo contemporâneo a partir das inter-relações entre arquitetura, arte, cidade e sociedade.
Por entender que, para além da regulação da ordem produtiva, o espaço contemporâneo funde os mecanismos produtivos e as projeções simbólicas, conformando um espaço híbrido que requer novos mecanismos de apreensão conceitual e fenomênica, busca-se formular processos analíticos e metodologias adequadas a este novo objeto, bem como caracterizar as novas sensibilidades, e as suas possibilidades de interferência nos processos sociais que configuram a existência individual e coletiva.
O núcleo teve sua origem no então Departamento de Arquitetura e Urbanismo, hoje Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da USP, campus de São Carlos em 2006, sendo cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em 2007. Estruturado em 4 eixos investigativos: arte, design, arquitetura e cidade contemporânea, economia política da cultura, da arte e do espaço urbano, produção de espacialidades: processos e interfaces; imagem, espaço e paisagem urbana

 

 

Coordenador

Ruy Sardinha Lopes

David Moreno Sperling

 

(16) 3373-9300

página web

diretório do grupo de pesquisa no CNPq