ATENÇÃO: a solictação abaixo deve ser enviada pelo novo Sistema de Requerimentos da PRPG, através do menu "Requerimentos" disponível no Portal de Serviços (antigo Sistemas Janus). 

A documentaççao a ser enviada ao Serviço de Apoio Institucional e de Estágios permanece o envio por e-mail. 

 

Todo aluno que for realizar estágio de pesquisa no exterior, seja financiado por agências de fomento ou com recursos próprios, deve, obrigatoriamente, antes do início do estágio, comunicar a Comissão de Pós-Graduação do IAU.

Antes do estágio - Comunicação à CPG/IAU:

 - Bolsa BEPE FAPESP/ Outra forma de financiamento que necessite de autorização de afastamento do IAU:

Entregar no Serviço de Apoio Institucional e Estágios do IAU (funcionária Andreia Campana Salla andreiac@sc.usp.br ) o projeto de estágio de pesquisa no exterior. Este setor providenciará a carta de autorização de afastamento junto à Direção.

Na implementação da bolsa e antes de viajar, o(a) aluno(a) deverá comunicar a Comissão de Pós-Graduação através de uma carta/declaração do orientador indicando o período de estágio, a Instituição, nome do(a) orientador(a) estrangeiro(a), bem como a agência de fomento;

  - Bolsistas CAPES/CNPq:

Entregar no Serviço de Apoio Institucional e Estágios do IAU o projeto de estágio de pesquisa no exterior.

Entregar no Serviço de Pós-Graduação uma carta/declaração do Orientador (a) indicando o período de estágio, a Instituição, nome do(a) orientador(a) estrangeiro(a). Caso receba bolsa de outra agência para realizar o estágio fora, deverá solicitar a suspensão da bolsa CAPES/CNPq, durante o período de estágio;

  - Bolsistas do PDSE da CAPES:

Após a homologação da Bolsa pela PRPG/USP, entregar no Serviço de Apoio Institucional e Estágios do IAU a carta de concessão do estágio emitida pela Capes e o projeto;

  - Estágio Voluntário (com recursos próprios):

Entregar o projeto de estágio de pesquisa no exterior no Serviço de Apoio Institucional e Estágios do IAU.

Entregar no Serviço de Pós-Graduação uma carta/declaração do Orientador(a) indicando o período de estágio, a Instituição, nome do orientador estrangeiro(a) e que se manterá com recursos próprios.

Após o estágio - Inclusão do Estágio em sua Ficha de Aluno:

O (A) Aluno (a) que realizar Estágio no Exterior, com período acima de 30 dias, deverá solicitar a inclusão dos dados do estágio em sua ficha de aluno.

Após o retorno, o aluno deve entregar no Serviço de Pós-Graduação e no Serviço de Apoio Institucional e Estágios o Relatório de Atividades e um documento fornecido pelo supervisor no exterior ou pela Instituição em que o estágio foi feito (em papel timbrado) informando que o estágio foi realizado, bem como o período. 

Obs.:
i) a solicitação de inclusão do estágio deve ser enviada ao Serviço de Pós-Graduação antes do depósito da tese ou dissertação.
ii) o aluno não deve deixar de solicitar a inclusão do estágio em sua ficha de aluno. Essa informação é muito importante para a internacionalização do PPG.