As Dissertações e Teses devem ser depositadas pelo aluno, ou por seu representante legal, em meio impresso e digital, mediante anuência do orientador, na Secretaria de Pós-Graduação do IAU até o último dia do prazo regimental, constante em sua ficha de aluno.

Para elaborar o trabalho, o Aluno deve seguir as instruções do documento "Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP". O documento irá auxiliá-los na confecção da sua tese ou dissertação.

Ao elaborar o trabalho, além do documento citado, é importante consultar os itens XII.3 e XII.4 do Regulamento do Programa que traz os elementos, os quais devem constar em sua dissertação ou tese. Acesse a aba Normas no site do PPG.

A ficha catalográfica deve constar no exemplar de defesa e o aluno deve providenciá-la no site da Biblioteca do IAU: http://www.iau.usp.br/biblioteca/ no menu: Serviços.

ATENÇÃO: O título da dissertação/tese deve seguir a lógica de um período português comum: palavra de abertura com inicial maiúscula, as outras palavras com iniciais minúsculas, salvo se significarem algum conceito específico na área de conhecimento ou nomes próprios (nomes de pessoas, nomes de lugares, instituições, empresas, marcas registradas, obras artísticas, fatos notórios).

 

ENVIO DA COMISSÃO JULGADORA DE DEFESAS:

Conforme Resolução 01/2019, que regulamenta o novo procedimento para encaminhamento de Comissão Julgadora de Exames de Qualificações e Defesas, o aluno e orientador deverão: 

i) o(a) orientador (a) deverá encaminhar o formulário contendo a sugestão da composição da comissão julgadora de qualificação e defesa com antecedência de 60 dias da data de inscrição na qualificação e do depósito;

ii) após análise e aprovação da comissão julgadora, o (a) orientador(a) será informado(a) e o(a) mesmo(a) deverá realizar o agendamento da data e horário com todos os membros titulares aprovados. A confirmação da data agendada deverá ser repassada ao Serviço de Pós-Graduação com antecedência mínima de 20 dias da realização da banca, para que haja tempo suficiente para cumprimento dos procedimentos administrativos necessários para a participação do docente externo, seja presencial ou à distância. Visando a diminuição dos prazos de titulação dos alunos a CPG recomenda que a defesas ocorram em no máximo 45 dias o depósito do aluno.

iii) a aluno de Mestrado e Doutorado deverá entregar no momento de inscrição no Exame de Qualificação e no depósito da Dissertação ou Tese, o Currículo Lattes atualizado e a indicação das produções publicadas, além da documentação pertinente, constante no regulamento do PPG;

iv) em caso de necessidade de prorrogação de prazo de depósito do aluno, o(a) orientador (a) deverá encaminhar a solicitação de prorrogação de prazo juntamente com o formulário de encaminhamento da comissão julgadora, com 60 dias de antecedência do depósito. A CPG se reserva ao direito de não analisar o requerimento de prorrogação, caso o(a) orientador(a) não tenha enviado a composição da comissão julgadora do(a) aluno(a);

v) o Serviço de Pós-Graduação está autorizado a não receber a inscrição na qualificação ou o depósito da Dissertação ou Tese dos alunos que não tiveram a análise prévia da comissão julgadora pela CPG.

 
 
 FORMULÁRIO DE SUGESTÃO DA COMISSÃO JULGADORA DE DEFESA:

 Cartaz de defesa: Informações aqui

 
Documentação necessária para o depósito: ATENÇÃO: durante a pandemia de COVID-19, toda a documentação abaixo deve ser enviada por e-mail. 

Alunos matriculados no Novo Regimento - Resolução nº 7493, de 27 de março 2018:

 Atenção: alunas(os) com financiamento da CAPES (bolsa) deve seguir a orientação disponível neste link.

 
Depósito da Dissertação:
4 exemplares da dissertação;
1 CD, contendo o trabalho em pdf (arquivo único/desprotegido) - tamanho máximo do arquivo 100MB; [Nomear o arquivo do trabalho desta forma: DissOriginalNomedoAluno] 
Cópias simples e legíveis: RG (não poderá ser a CNH), certidão de nascimento ou casamento, diploma e histórico da graduação;
Currículo Lattes atualizado e a indicação das produções publicadas
Recibo Digital emitido pela Plataforma Turnitim. (Conforme Resolução 03/2018) ==>ROTEIRO DE ACESSO À PLATAFORMA TURNITIM
Video sobre a pesquisa realizada, conforme ofício CPG/IAU 65.2020       Retificação: vídeo deve ter  no máximo 1 minuto de duração
 Retificação do ofício: vídeo deve ter  no máximo 1 minuto de duração
 
Depósito da Tese:
6 exemplares da tese;
1 CD, contendo o trabalho em pdf (arquivo único/desprotegido) - tamanho máximo do arquivo 100MB; [Nomear o arquivo do trabalho desta forma: TeseOriginalNomedoAluno] 
Cópias simples e legíveis: RG (não poderá ser a CNH), certidão de nascimento ou casamento, diploma e histórico da graduação e mestrado;
Currículo Lattes atualizado e a indicação das produções publicadas
Recibo Digital emitido pela Plataforma Turnitim. (Conforme Resolução 03/2018) ==>ROTEIRO DE ACESSO À PLATAFORMA TURNITIM
Video sobre a pesquisa realizada, conforme ofício CPG/IAU 65.2020    Retificação: o vídeo deve ter  no máximo 1 minuto de duração

IMPORTANTE

 

  • Resguardo de patentes, direitos autorais e outros direitos, relativos aos seus trabalhos

Conforme parágrafo 3º do artigo 83 do Regimento de Pós-Graduação da USP ( Resolução nº 7493, de 27 de março de 2018), a pedido do aluno, com anuência do orientador, a Dissertação ou Tese poderá ser mantida em acervo reservado por período de até dois anos, renovável uma vez pelo mesmo período, devendo o pedido ser entregue no momento do depósito.

Transcorrido o prazo, é dever do aluno solicitar novamente a não disponibilização por mais dois anos. Caso o aluno não solicite, o trabalho será disponibilizado no site da Biblioteca Digital de teses e dissertações.

Em caso de deferimento do pedido pela CPG, o aluno deverá entregar a versão eletrônica completa de sua Dissertação ou Tese, acompanhada de uma versão simplificada que contenha apenas o título e o resumo do trabalho. Acesse a Resolução CoPGr nº 7569, de 03 de outubro de 2018.

  • Sessão fechada de defesa de Tese ou dissertação

 

O julgamento das Dissertações e Teses será feito em sessão pública de defesa, ressalvados os casos de sigilo decorrente de previsão legal, conforme Resolução CoPGr nº 7570, de 03 de outubro de 2018

 

Informações complementares:

*Correção das dissertações e teses: Após o depósito, não é permitido alteração do título da dissertação ou tese, mesmo que seja indicação da banca de defesa!

http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-no-6018-de-13-de-outubro-de-2011

*Entrega dos exemplares finais: O prazo para entrega do exemplar corrigido no Serviço de Pós-Graduação do IAU é de 60 dias após a defesa. Informações adicionais acesse o Manual do Aluno.

 

*Diploma digital: após o depósito e até a data da defesa, o aluno deverá validar seus dados no Sistema Janus para emissão do diploma digital.