O aluno matriculado no curso de Mestrado ou Doutorado pode requerer o trancamento de matrícula com plena cessação das atividades escolares, por prazo total não superior 12 meses.

 O trancamento de matrícula poderá retroagir à data da ocorrência, desde que solicitado enquanto o motivo perdurar.

Os pedidos devem ser encaminhados à CPG com a seguinte documentação:

 i. Formulário de Trancamento de Matrícula, devidamente preenchido e assinado;

ii. Justificativa do aluno;

iii. Anuência e parecer circunstanciado do orientador;

iv. Documentação comprobatória.

 

Algumas observações a respeito dos documentos para o trancamento de matrícula:

1. Nos casos de pedido de trancamento por motivo de saúde, o Atestado Médico expedido pelo médico que o acompanha deverá conter, obrigatoriamente:

a) O CID da doença;

b) A necessidade do afastamento do aluno, bem como o período indicado para esse afastamento (no máximo 12 meses);

c) A data de início desse afastamento: "a partir de...".

 

2. Nos casos de pedido de trancamento por motivos profissionais, deverá anexar atestado do empregador informando o período no qual o interessado deverá ficar afastado de suas atividades de pós-graduação e explicitando os motivos ou projeto profissional no qual o interessado esteja inserido e que venha a prejudicar a continuidade de seus estudos de pós-graduação.