MESAS REDONDAS

Cidade, Arquitetura e Urbanismo: obras de referência do século XX

Daniele Vitale (Muralto, Suiça, 1945)
Arquiteto graduado pelo Politécnico de Milão, onde é Professor de Composição Arquitetônica. desde 1976, e titular da cátedra a partir de 1987. Também ensinou no Politécnico de Turim e foi professor visitante da Graduate School of Design de Harvard nos EUA, e em universidades portuguesas e espanholas. Redator, de 1978 a 1981, da revista “Lotus International”. Trabalhou com Aldo Rossi na XV e XVI Triennale di Milano . Publicou, com outros autores, Architettura razionale (Milano: Franco Angeli, 1973). Com Carlo Olmo dirige desde 1998 a coleção de textos teóricos «I testimoni dell’architettura», da editora Allemandi, de Turim.

Arturo Almandoz Marte (Caracas, Venezuela, 1960)
Urbanista graduado pela Universidad Simón Bolívar. Professor titular do Departamento de Planificación Urbana da Universidad Simón Bolívar, e titular adjunto da Pontificia Universidad Católica de Chile, desde 2010. Foi professor visitante de diversas instituições, como a Architectural Association (Londres). Tem várias obras publicadas, como Entre libros de historia urbana. Para una historiografía de la ciudad y el urbanismo en América Latina (Caracas: Equinoccio, 2008) e Planning Latin America’s Capital Cities, 1850-1950, editor (Londres y Nueva York: Routledge, 2002, 2010).

Carlos Alberto Ferreira Martins (Anadia, Portugal,1951)
Arquiteto e urbanista graduado pela FAU-USP, professor titular do IAU-USP. Foi Diretor do IAU-USP (2010-6). Foi curador da Representação Brasileira da I e II Bienal de Arquitectura Latino-americana. (Pamplona, Espanha, 2009 e 2011) Editou o livro de Piet Mondrian, Neoplasticismo na pintura e na arquitetura (São Paulo: CosacNaify, 2008) e publicou “État, culture et nature aux origines de l’architecture moderne au Brésil: Le Corbusier et Lucio Costa 1929-1936”, in: Prelorenzo, Claude; Bédarida, Marc. (org.), Le Corbusier et la Nature (Paris: Fondation Le Corbusier / Éditions de La Villete, 2005).

Espoliação urbana e direito à cidade: desafios conceituais no Brasil do século XX

Nabil Bonduki (São Paulo, Brasil, 1956)
Arquiteto e urbanista graduado pela FAUUSP, onde é professor titular. Foi Superintendente de Habitação Popular do Município de São Paulo (1989-92), Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2), Secretário da Cultura do Município de São Paulo (2015-2016) e vereador do Município de São Paulo (2001-4 e desde 2013). Autor, entre outras obras, de Pioneiros da Habitação Social – 3 vols. (Editora Unesp e Edições SESC, 2014) e Origens da Habitação Social no Brasil (São Paulo: Estação Liberdade, 1998).

Cibele Saliba Rizek (São Paulo, Brasil, 1950)
Bacharel e mestre em Ciências Sociais e Doutora em Sociologia. Professora Associada do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Presidente da Comissão de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo do mesmo instituto. Pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da FFLCH–USP. Organizadora de livros tais como A Era da Indeterminação, Saídas de Emergência: ganhar/perder a vida na periferia de São Paulo, Hegemonia às Avessas, publicados pela Boitempo Editorial. Atualmente é a coordenadora brasileira do Laboratório Misto Internacional Social Activities and Markets em parceria com Paris I Sorbonne e com o Conservatoire Arts et Métiers (LISE–CNAM)

Visões de passado, presente e futuro das cidades no século XX

Francisco Foot Hardman (São Paulo, Brasil, 1952)
Graduado em filosofia pela FFLCH-USP. Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor visitante de diversas instituições, como a Universidade da Califórnia-Berkeley, Universidade Livre de Berlim , Universidade de Roma La Sapienza e Universidade de Bolonha Publicou, entre outros livros, A Vingança da Hileia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a Literatura Moderna (São Paulo: Editora Unesp, 2009 ) e Trem fantasma: a modernidade na selva (São Paulo: Companhia das Letras, 1991).

Robert Moses Pechman (Juiz de Fora, Brasil, 1949)
Graduado em História pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, Professor Adjunto do IPPUR – Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Co-organizou Cidade, Povo e Nação: gênese do urbanismo moderno (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996); publicou Cidades estreitamente vigiadas: o detetive e o urbanista (Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002) e organizou A Pretexto de Simmel: cultura e subjetividade na metrópole contemporânea (Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014).