o ensino de projeto no Curso de Arquitetura: quadro referencial e considerações sobre duas propostas

Júlia Coelho Kotchetkoff | Prof Dr Joubert José Lancha | 2014-atual

Os questionamentos do presente projeto centram-se no tema do ensino de arquitetura e, portanto, da formação de um arquiteto. Mais especificamente, estaremos investigando o ensino de projeto e suas prerrogativas enquanto disciplina no curso de arquitetura e urbanismo, com o foco da pesquisa em duas escolas na cidade de São Paulo, uma pública, de grande tradição no nosso ensino, e uma privada que se caracteriza por novas propostas de ensino. Ao explorar historicamente tal problemática ampla e instigante analisaremos em que consiste a cadeira de “projeto de arquitetura, de que maneira seu ensino consolidou-se de maneira disciplinar, e como é oferecida.

O interesse pelo tema surge a partir de uma hipótese: de que o ensino atual, de modo geral, ainda baseia-se nas assertivas vinculadas ao Movimento Moderno acerca do modo de se ensinar e aprender. Nesse período, tornou-se “lugar comum” uma máxima que acreditamos ter prejudicado a reflexão sobre essa disciplina.. Defendida por Rafael De La Noz, segundo Paul Valéry, tal máxima diz que “arquitetura não se ensina, mas se aprende.”.

Este projeto, por questionar tal afirmação e acreditar que ela, ainda que em partes, ainda vigora em escolas atuais, busca professores e arquitetos que propõem mecanismos de ensino que mostrem que não somente é possível, como pode haver diferentes formas de se instruir a fazer projeto de arquitetura. Mecanismos que apresentam tanto conteúdos a serem transmitidos como maneiras com que isso poderia ser feito, pensando também no modo de proceder dos professores. Enfim, este trabalho busca criar um panorama do ensino de projeto de arquitetura e da formação do arquiteto hoje, pautando-se em discussões e propostas de docentes e arquitetos que repensam as heranças modernas do modo de se ensinar e aprender.

Projeto de pesquisa: julia-c-kotchetkoff